(11) 2632-2729 | 2905-2729

O que são Insumos Farmacêuticos e como são transportados?

O que são Insumos Farmacêuticos?

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os insumos farmacêuticos representam o início da cadeia produtiva da indústria farmacêutica, ou seja, são matérias-primas controladas ou não, utilizadas na produção dos medicamentos.

Esses insumos são altamente sensíveis e precisam de manuseio e armazenamento correto, além do cuidado no transporte para manter sua integridade, segurança e eficácia, visto que esses produtos serão utilizados para produção de medicamentos para população, por isso, é importante as propriedades desses insumos estarem em perfeito estado para garantir o bem-estar das pessoas que vão usufruir, posteriormente, dos medicamentos produzidos através dessas matérias-primas. É importante ressaltar que os insumos farmacêuticos são sensíveis às variações de temperatura, umidade e luz, o que os tornam definitivamente especiais.

Neste quesito, para assegurar a qualidade na produção de medicamentos, a Anvisa é responsável pela autorização de funcionamento das empresas e pelo controle sanitário dos insumos farmacêuticos, mediante a realização de inspeções sanitárias e elaboração de normas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também implementou o cadastramento dos insumos farmacêuticos ativos para as empresas que exerçam as atividades de fabricar, importar, exportar, fracionar, armazenar, expedir, embalar e distribuir.

Como são transportados os Insumos Farmacêuticos?

É necessário que os medicamentos vendidos nas farmácias de todo o país, possuam a mesma qualidade que apresentam ao sair da fábrica. Por isso, o transporte é realizado de acordo com as indicações do fabricante, seguindo a simbologia da carga e sempre visando em primeiro lugar a compatibilidade das cargas.

Os produtos farmacêuticos são carregados somente em veículos refrigerados e homologados na vigilância sanitária municipal e precisam possuir controle de temperatura e umidade relativa para garantir que o produto se mantenha nas condições adequadas de conservação.

Pode ser um insumo sensível que possua temperatura controlada entre 15°C a 25°C ou 30°C, ou um insumo perecível que retenha a temperatura controlada entre 2°C a 8°C.

Qual é a importância da logística para o setor farmacêutico

Antes de qualquer coisa, quando falamos que uma indústria fabricou e vendeu para uma farmácia, por exemplo, é preciso garantir que os produtos que foram retirados daquele distribuidor, cheguem nos postos de venda com a mesma qualidade que saiu dos laboratórios.

Apesar da fiscalização desses pontos de venda serem de responsabilidade dos estados e municípios, existem alguns processos feitos dentro do setor logístico de transporte que auxiliam consideravelmente na boa preservação e eficácia desses insumos e medicamentos.

Por sermos considerados um país tropical continental, o clima varia constantemente. Há situações em que a mercadoria permanece dentro do caminhão por dias em temperatura inadequada, isso faz com que haja uma degradação do princípio ativo que há naquele produto, o que leva à redução ou à perda da eficácia do medicamento. Por isso, o papel da logística neste quesito, é garantir que a rota planejada não ultrapasse a quantidade de dias que um medicamento pode ficar armazenado dentro do caminhão, e claro, possuir um profissional capacitado para acompanhar e verificar constantemente se a refrigeração presente naquela atmosfera, condiz com o indicado pelos órgãos fiscalizadores para a preservação dos insumos e medicamentos.

É preciso entender que diante do risco da venda de um medicamento de qualidade inadequada, todos saímos perdendo. Quem paga por isso, infelizmente, é o consumidor final.

Se o paciente é completamente dependente de um medicamento, cuja fórmula foi alterada durante o seu trajeto, a responsabilidade pela vida e o bem-estar desta pessoa, passa a ser da transportadora que se comprometeu a fazer o transporte dos produtos. Da mesma forma acontece com a distribuição dos insumos aos laboratórios. A alteração dessas fórmulas, pode influenciar na qualidade dos medicamentos, prejudicando, posteriormente, a distribuição do produto e o abastecimento necessário para a população, causando escassez nos postos de venda. Por isso, mais do que responsabilidade para executar esse serviço, é preciso que a empresa tenha propósito e compromisso.

Hoje em dia existe uma preocupação grande da ANVISA com a rastreabilidade do produto e a qualidade dos medicamentos em toda a cadeia. A rastreabilidade é de extrema importância, é por isso que investimos no que há de mais moderno no mercado para proporcionar controle e segurança na qualidade da carga específica que está sendo transportada.

Por que contratar a Via Expressa?

Entendemos que a logística para produtos de interesse a saúde tem uma necessidade diferente no que se refere aos cuidados de transporte destes produtos. Por isso, oferecemos soluções customizadas, considerando a estrutura e complexidade de cada cliente.

Nosso atendimento é personalizado e nossos serviços são flexíveis, seguindo o desenvolvimento e a estratégia de sua organização.

Contamos com Farmacêutica responsável por acompanhar e controlar todos os processos, desde prazos e outras burocracias, para que sejam cumpridos os padrões exigidos pela ANVISA e garantir a eficácia em nossas soluções.

Torre de Controle Divisão Farma exclusiva para o completo rastreamento de produtos de interesse à saúde.

Fornecemos a troca de gelo nas cargas de produtos perecíveis de 2°C e 8°C quando necessário.

Entrega de produtos perecíveis (medicamentos comuns/controle especial) em até 24 horas (consulte sua região).

 

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade. Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *