(11) 2632-2729 | 2905-2729

Qual a importância dos treinamentos internos realizados com o Farmacêutico?

É importante ressaltar os pilares de uma empresa responsável por realizar os processos logísticos na área da saúde, isto é, lembrar que são formadas por espaço físico, tecnologia e pessoas.

Dentre os pilares citados, o “ser humano”, sem dúvidas deve ser o grande diferencial, deve ser o centro de toda organização. Por isso, antes de idealizar e realizar qualquer projeto relacionado aos interesses da empresa, mesmo que hoje a tecnologia esteja extremamente avançada e as atividades dentro do âmbito corporativo estejam cada vez mais robotizadas, procuramos valorizar a inteligência e a capacidade humana através de treinamentos internos.

 

Qualidade nos processos

Algumas áreas da logística exige atenção redobrada, como é o caso do transporte de produtos relacionados à saúde que envolve o bem-estar social, e para isto, nos preocupamos em proporcionar um trabalho de qualidade e sem erros durante os processos de vistoria e entrega.

Observando a necessidade de tornar as etapas mais seguras e otimizadas, deve-se pensar em pessoas devidamente qualificadas e comprometidas para ocupar cargos tão importantes e garantir o abastecimento dos hospitais, clínicas e farmácias de todo o país, além dos produtos que o ministério da saúde exige, e que não podem faltar para a população, como máscaras e álcool em gel. É necessário manter as unidades de saúde bem abastecidas com medicamentos, vacinas, correlatos, produtos de higiene e insumos farmacêuticos.

Investir em programas de treinamento com o intuito de orientar e acompanhar o colaborador para advertir desvios e deficiências no desempenho da equipe responsável, pode ajudar consideravelmente na eficiência em cada etapa da logística de transporte de produtos relacionados à saúde. Entendemos que treinar é educar para conseguir uma mudança de comportamento, e fazer com que os colaboradores adquiram novos conhecimentos e habilidades para auxiliar no desenvolvimento e sucesso das entregas.

 

A importância dos treinamentos

Como observamos no tópico acima, os treinamentos visam assegurar que os colaboradores tenham o conhecimento das atividades e sua importância na preservação da qualidade dos produtos transportados.

Os treinamentos são realizados periodicamente com base nas boas práticas de transporte de produtos de interesse à saúde, que contém todo processo de manuseio na coleta, conferência, separação, acondicionamento no veículo e transporte de cargas.

O objetivo é cumprir com os requisitos estabelecidos seguindo a legislação sanitária visando a segurança do consumidor final, o paciente. Através do cumprimento dos processos estabelecidos, garantimos que a qualidade, integridade, segurança e eficácia do produto sejam mantidos até seu destino.

Novos colaboradores, por exemplo, precisam de uma maior atenção, lembrando que o mercado é escasso, neste sentido, é preciso adaptá-los as verdadeiras necessidades de sua função através de treinamento intenso oferecido pelos funcionários mais experientes e pelo farmacêutico.

É preciso ressaltar que retrabalho pode gerar atrasos na entrega dos medicamentos, gasto excessivo de tempo na fabricação dos medicamentos, acidentes indesejados durante a execução dos serviços que consequentemente podem provocar a redução da qualidade dos produtos, colocando em risco a vida do consumidor final que depende daquela medicação. Por isso, o objetivo é sempre de uma melhoria contínua, manter a eficácia dos procedimentos estabelecidos, identificar desvios da qualidade e adotar medidas corretivas e preventivas. O treinamento, na nossa visão, é uma busca sincera pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento de pessoas e processos.

Possuir uma equipe treinada, é sinônimo de competitividade, e isso é importante para nós, e para os parceiros e clientes que dependem dos nossos serviços. O retorno é altamente compensador e necessário para todos os envolvidos se manterem neste mercado competitivo e ter um diferencial entre tantos outros negócios.

 

Benefícios dos treinamentos

Além de estar sempre de acordo com a lei por contar com uma equipe treinada, você tem a garantia que os produtos possuem procedência de empresas autorizadas por causa da fiscalização desses profissionais. Estar em dia com a legislação sanitária é ter controle das rotinas de limpeza de todo o ambiente além da higienização dos veículos especiais que realizam o transporte dos medicamentos.

É importante ressaltar que não apenas o farmacêutico, mas todos os profissionais que fazem parte da equipe de prevenção devem receber o devido treinamento, pois um complementa o outro, desta forma, diminuindo as chances de erros.

Para não prejudicar a eficiência dos produtos transportados, é importante utilizar os veículos e as embalagens corretas. Lembrando que expor medicamentos em ambientes inadequados, é colocar em risco a vida de pessoas que dependem da eficácia desses produtos, e são os profissionais treinados que possuem essa responsabilidade.

Os cuidados neste sentido envolve a temperatura do local, umidade, incidência solar, qualidade dos equipamentos utilizados e as embalagens no transporte de medicamentos, produtos farmacêuticos ou farmoquímicos, é preciso entender que cada um possui uma embalagem específica, térmica ou de proteção para itens frágeis, possuindo um profissional farmacêutico, você garante todos esses cuidados sem se preocupar.

 

Por que contratar a Via Expressa?

Entendemos que a logística para produtos de interesse a saúde tem uma necessidade diferente no que se refere aos cuidados de transporte destes produtos. Por isso, oferecemos soluções customizadas, considerando a estrutura e complexidade de cada cliente.

Nosso atendimento é personalizado e nossos serviços são flexíveis, seguindo o desenvolvimento e a estratégia de sua organização.

Contamos com Farmacêutica responsável por acompanhar e controlar todos os processos, desde prazos e outras burocracias, para que sejam cumpridos os padrões exigidos pela ANVISA e garantir a eficácia em nossas soluções.

Torre de Controle Divisão Farma exclusiva para o completo rastreamento de produtos de interesse à saúde.

Fornecemos a troca de gelo nas cargas de produtos perecíveis de 2°C e 8°C quando necessário.

Entrega de produtos perecíveis (medicamentos comuns/controle especial) em até 24 horas (consulte sua região).

 

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade. Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *