A Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde tem por missão a promoção, proteção e prevenção dos riscos à saúde da população usuária de produtos de interesse à saúde. Para instituir esta missão torna-se necessário o Controle Sanitário do risco à saúde, que compreende o monitoramento de todas as etapas da cadeia produtiva envolvendo as atividades de fabricação, armazenamento, distribuição, transporte, comercialização e uso e/ou consumo, com objetivo de garantir a qualidade, segurança e eficácia dos produtos.
É importante a correta escolha da transportadora devido às características do transporte, para que seja mantido a qualidade, segurança e eficácia do produto.
Como é feita a certificação ANVISA?
De acordo com a portaria CVS nº 4, de 21 de março de 2011, no capítulo 3, art. 7º: O transporte de produtos de interesse à saúde está sujeito ao Número CEVS que identifica o Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária ou a Licença de funcionamento.
Ou seja, os transportes de cargas de produtos de interesse à saúde deverão por obrigação possuir um cadastro no CEVS, e esta será a sua Licença de Funcionamento.
Após solicitação do CEVS, a transportadora e os veículos passam por rigorosa vistoria dos fiscais da autoridade sanitária local que irão avaliar e validar se os requisitos estabelecidos pela ANVISA estão sendo cumpridos de acordo com as exigências.
O cumprimento a esses requisitos é atestado pela apresentação de documentos como o certificado de Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE) e Certificado de Autorização Especial de Empresa (AE).
A ANVISA também estabelece normas para o transporte de produtos alimentícios.
Quais são os produtos de interesse a saúde?
- Medicamentos e insumos farmacêuticos
- Medicamentos e insumos farmacêuticos sujeito a controle especial (Portaria 344/98)
- Saneantes domissanitários
- Correlatos e produtos para saúde
- Cosméticos, perfumes e produtos de higiene
- Alimentos
Auditorias da ANVISA: quando elas acontecem?
As empresas que trabalham nesse ramo podem ser auditadas a qualquer momento pelo órgão. Dessa forma, caso exista alguma divergência quanto ao cumprimento dos requisitos exigidos pela ANVISA, a empresa então será responsabilizada por isso. Essa ação trata-se de garantir que os produtos relacionados à saúde estejam sendo transportados e manuseados dentro dos padrões garantindo a qualidade, segurança e eficácia do produto. Podemos concluir que a certificação ANVISA é um elemento de extrema importância. Sem ela, muitos medicamentos apresentados à população trariam riscos à vida humana.
A Via Expressa atua no transporte de produtos de interesse à saúde como medicamentos e insumos farmacêuticos comuns e os que são sujeitos a um controle especial, cosmético, correlatos, produtos para saúde, saneantes, alimentos não perecíveis e embalagens para alimentos. Dispomos de veículos refrigerados qualificados e adequados ao transporte destes produtos e todo manuseio da carga é feito de acordo com as boas práticas e com acompanhamento do farmacêutico responsável técnico garantindo que seja mantido a qualidade, segurança e eficácia do produto desde a coleta até o seu destino.