O momento da entrega ao consumidor final é a última etapa da logística, é quando finalmente depois de todo processo, o produto chegou ao destino. Mas quando isso ocorre com atraso, pode desencadear uma série de problemas, tanto para a transportadora que não cumpriu o prazo estabelecido, quanto para a empresa contratante.
Na verdade, a empresa é a que mais se prejudica com atrasos. Isso porque é a marca que está em jogo, para o cliente não faz diferença de quem é a “culpa”, o que importa é que o pedido chegou atrasado. Ao abrir reclamação, é o nome da marca que fica em evidência, além do cliente não voltar a comprar e nem indicar a empresa para ninguém. E se a empresa tiver um pouco de sorte, o consumidor não irá difamar a marcar nas redes sociais.
Os principais motivos de atrasos
Alguns fatores podem fazer com que as entregas não cheguem dentro do prazo ao consumidor. Erros que deveriam ser identificados muito antes de serem cometidos, como:
- Falhas no planejamento: aqui estamos falando de aspectos gerais, tudo que envolva planejar, só que mal organizado e desenvolvido. Todo operador logístico precisa criar um planejamento do começo ao fim e quando isso não acontece como deveria pode acarretar atrasos;
- Erro na gestão de estoque: arriscamos dizer que essa atividade é a mais suscetível aos erros. É um momento de total atenção com a mercadoria, porque cada uma possui uma característica distinta, demandando diferentes cuidados. Algumas precisam ficar armazenadas em determinada temperatura, enquanto outras são objetos extremamente sensíveis e que precisam de atenção dobrada quando manuseadas. Além dos produtos com maior saída precisarem ficar à frente de outros. Divergências de cadastros de produtos no sistema de gestão também pode ser um problema. Enfim, é uma série de detalhes que devem ser seguidos para não gerar atrasos;
- Rotas equivocadas: desenhar e traçar as rotas é uma grande responsabilidade, já que alguns produtos não podem ficar em trânsito por tanto tempo. Quando as rotas são estabelecidas de forma “equivocada”, produtos podem perder seus derivados ou pior, estragar. Além disso, o motorista e a carga podem ser colocados em perigo ao passar por áreas de grande risco. Caso qualquer eventualidade aconteça nessa etapa, claramente as entregas sofreram atrasos;
- Falhas na comunicação: se cada processo só acontece depois de outro, ter falhas na comunicação entre os departamentos e responsáveis é um grande problema para a segurança e sucesso da entrega.
Esses são os principais motivos que geram atrasos, mas como evitá-los?
Conte com a via expressa
A Via Expressa é uma transportadora experiente no mercado, com muitos anos de atuação, ajudando grandes empresas. Otimizamos nossos processos internos e aprimoramos o planejamento logístico da empresa, considerando todos os detalhes da operação. Calculamos os possíveis riscos que podem acontecer para identificar ameaças e obter soluções rápidas em casos de imprevistos. Avaliamos os prazos para assumir nossos compromissos, a fim de manter a confiança do nosso cliente. Continuamente aperfeiçoamos a gestão de estoque para consequentemente, melhorar os processos de distribuição. Entre em contato conosco (11) 2632-2729 ou 2905-2729.