Certamente a competitividade entre empresas tem sido cada vez mais acirrada. Destaca-se quem encontra as melhores ações e métodos do mercado, para entregar da melhor forma e com os menores custos.
Pensando nisso, a inteligência logística vem para ajudar em operações estratégicas. A seguir explicaremos o que é essa prática e como pode ser aperfeiçoada.
O que é inteligência logística?
Para resumir, a inteligência logística torna a tomada de decisões mais rápida. Trata-se de um conjunto de ferramentas, habilidades e métodos capazes de dar respostas ágeis à demanda do mercado.
Existem alguns pontos que se destacam com essa prática, como otimização de processos e comunicações, diminuição de erros operacionais e sistêmicos, inovação em aspectos gerais (ferramentas, sistemas, conceitos, etc) e por fim, alcançar os objetivos do cliente de forma ágil e organizada.
Mas como as empresas podem aperfeiçoar essa prática? É o que você vai ver a seguir.
Preparação estratégica
Bom, para aprimorar a inteligência logística, é necessário ter um ótimo planejamento estratégico, levando em consideração os principais aspectos:
- Levantamento de dados e informações sobre atividades realizadas pelo setor;
- Apresentação de problemas e necessidades;
- Recursos utilizados em cada processo;
- Processos registrados;
- Tecnologia disponível;
- Objetivos essenciais.
Com essas informações fica mais fácil enxergar o cenário em geral, levando em consideração os pontos fortes e fracos da empresa, quais são as oportunidades que ainda podem ser exploradas. Em suma, permite que a empresa aperfeiçoe todos os seus processos e corrija suas fraquezas, com foco total em resultados.
Foco em resultados
Para atingir os objetivos é necessário entender as necessidades dos clientes e a partir disso, direcionar a inteligência logística para planejar as ações que serão executadas como o investimento em capitação de novos clientes e tecnologia, otimização de processos e custos.
Para que isso funcione, os colaboradores devem direcionar seus esforços para um único objetivo, de forma dinâmica, clara e ágil. Com isso, a operação estará em constante desenvolvimento, diminuindo as chances de falhas e erros durante o processo.
Conclusão
A inteligência logística é algo a ser conquistada, sendo implantada aos poucos, para que se encaixe perfeitamente aos processos já existentes e diminua erros recorrentes. Se o objetivo é a otimização das etapas logísticas, automação de processos, redução de tempo, automaticamente aumenta os lucros, já que custos desnecessários são cortados.
Através dessa prática, as empresas passam a ter sistemas e colaboradores mais organizados, em busca do mesmo objetivo, desenvolvendo e aperfeiçoando suas operações. Além disso, a inteligência logística fortalece o relacionamento com o cliente final, já que fica menos suscetível aos erros.
Para impedir ou diminuir esses erros, a prática conta com o acompanhamento de indicadores de desempenho, que apontam exatamente as falhas que antes não eram evidentes, e que só aparecem a partir da organização e otimização dos processos.