WMS é a sigla para Warehouse Management System, em tradução livre significa Sistema de Gerenciamento de Armazém. É um software que automatiza e contribui com as operações diárias dos armazéns, desde fluxo de entregas, recebimentos, armazenagem separação e expedição de cargas.
Sua principal função é controlar os processos do inventário e todas as outras movimentações internas, tornando os processos de estocagem e expedição mais estratégicos e eficientes através da sua mensuração e planejamento.
O WMS contribui para a eficácia dos processos de picking e packing, controle de movimentações, redução de custos de armazenagem e mão de obra e redução de tempo de espera.
Quais seus principais benefícios?
Além dos benefícios citados acima, o WMS automatiza os processos de implementações tecnológicas das empresas que querem se manter atualizadas e competitivas no mercado.
Além disso, a maioria dos softwares são 100% online, não há necessidade de baixar um programa nos computadores da empresa, tornando todo o processo ainda mais prático. Outros benefícios a serem citados são:
-Controle e segurança de mercadorias
-Operação mais ágil
-Planejamentos mais assertivos
-Geração de relatórios
-Prevenção de falhas e divergências
-Diminuição de custos
Dessa forma, todos esses benefícios elevam as vantagens competitivas de uma empresa no mercado. A otimização desses processos faz com que as organizações consigam enxergar os problemas persistentes já jornada de armazenagem e expedição com mais clareza, de forma que criem estratégias para corrigi-las e projetem o crescimento do negócio.
Como funciona?
O WMS integra diversos recursos usados na rotina do estoque, de forma que potencialize as informações e previna falhas nas operações, de forma que os processos ocorram da seguinte forma:
Recebimento
Reduz o tempo de espera das transportadoras gerenciando a movimentação no pátio com a entrada e saída de veículos, além de registrar as mercadorias e suas características e, também, gera etiquetas com as informações completas sobre as mercadorias, de forma que automatize a conferência dos produtos.
Armazenamento
Define e controla a localização das mercadorias dentro dos espaços preenchidos e vagos e alerta a necessidade de novas compras. Também é responsável por planejar a atribuir os equipamentos necessários para as operações, orientando a equipe sobre quais os locais corretos para o armazenamento de cada produto.
Picking
Integra o sistema ERP classificando e separando as mercadorias a partir do código da etiqueta RFID, realizando a listagem rápida de todos os itens registrados no estoque.
Expedição
Emite notas fiscais, confere etiquetas RFID, controla a saída e devolução de produtos e separa as mercadorias de acordo com a região dos destinatários, tornando o embarque e envio mais rápidos e eficientes.
Gerenciamento
Realiza a manutenção do inventário, controla validades, perdas e o tempo decorrido entre a chegada e entrega do pedido ao cliente e alerta a necessidade de reposição de produtos.
Otimização de gastos
Muitas empresas ainda não entendem as melhorias que os investimentos em sistemas específicos proporcionam, o que além de causar problemas diretos em relação aos gastos também não aproveita todo o espaço disponível escondido no armazém com o acúmulo de cargas.
A utilização de softwares é importante não só para a melhoria e fluidez dos processos, mas também porque não aproveitar todo o espaço disponível no armazém significa que menos mercadorias serão transportadas.
Opte por melhorar a eficiência da sua transportadora utilizando ferramentas específicas. Quer saber mais? Entre em contato com um dos nossos especialistas através do (11) 2632-2729 ou pelo (11) 2905-2729.