(11) 2632-2729 | 2905-2729

Conheça como funciona a gestão de estoque

Ter uma gestão de estoque é de extrema importância para um funcionamento bom das operações e para melhor atender a sua clientela. Porém, a gestão de estoque não se resume apenas a contagens dos itens que veiculam nas prateleiras, nas posições de pallets ou da simples contagem de itens.

A gestão de estoque, portanto, funciona como uma série de controle do estoque sendo ele uma solução que serve como base de um amplo trabalho, sendo eficiente nas operações de armazenamento.

Sendo considerada uma estratégia empresarial, a gestão de estoque é uma parte fundamental que garante a qualidade do atendimento, incluindo a saúde financeira do negócio.

Por isso, ter um sistema de controle desses em uma empresa se torna uma necessidade à medida que faz com que seja um diferencial que pode melhorar e tornar moderna as operações internas de logística.

A gestão de controle de estoque funciona de forma mais satisfatória quando online, pois dessa forma, facilita o trabalho dos gestores e de toda a equipe de forma que é possível cumprir as atividades e controlar as ações a qualquer hora e lugar.

Um software bom para a realização destas funções deve ser capaz de fazer o controle das mercadorias, cadastro de itens, volumes, tipos de SKU, alertas de reposição, clientes, montagem de mapas, guia de movimentação, relatórios de movimentação, inventário, dentre muitas outras tecnologias.

Vamos ver algumas vantagens de implementar a gestão de estoque:

 

Redução de perdas e custos

Toda empresa enfrenta o risco de perdas, extravios ou avarias de suas mercadorias em estoque por isso, com a gestão de estoque rigorosa e seguindo métodos específicos que funcionem de acordo com o produto e a empresa só tem a contribuir positivamente com o negócio.

Isso devido ao controle excessivo, evitando desperdícios, caso for uma empresa de alimento, se atentando a datas de validades dos lotes, dentre muitos outros cuidados, assim, proporcionará melhor aproveitamento dos produtos, evitando perdas e reduzindo seus custos.

 

Redução de erros e riscos

Sem levar em consideração o tamanho e variedade do estoque, se faz necessário ter um sistema de controle do cadastro dos itens e de todo o percurso que ele faz dentro do armazém.

Não há duvidas de que um trabalho manual ou planilhas não possa funcionar, porém, demandaria muito tempo, além de precisar de muitas pessoas para o preenchimento dessa função dentro de um estoque.

Além de que, qual seriam a veracidade e segurança de todas as informações obtidas se for um armazém muito extenso, por exemplo? Por isso, inegavelmente, o uso da tecnologia para o controle de estoque só tem a agregar positivamente neste sentido.

Portanto, a gestão de estoque dentro de uma empresa é necessária, exclusivamente, para evitar erros e falhas humanas, que todos sabem que estão sujeitos.

Além de que, a empresa não estará presa a processos lentos de serviços manuais dentro do estoque, além de reduzir erros de contagem e risco expostos ao trabalhador manual, dentre outros infortúnios.

 

Praticidade e facilidade

Na maioria das vezes, o trabalho de um gestor não se reduz apenas ao estoque, por isso, é interessante utilizar um WMS bom para ser prático e simples, além de ser online.

É necessário, portanto, optar por softwares que sejam desenvolvidos de modo que permite o acesso a qualquer lugar e qualquer hora, assim, caso houver algum adversidade, é possível de a gestão resolver mesmo sem estar presente na empresa.

Um software que funciona mesmo a distância para que o monitoramento seja realizado é de extrema importância também no caso de o profissional conseguir tomar decisões mesmo não estando presente fisicamente.

Por isso, se torna extremamente prático e pode ser usada como apresentação aos clientes, como um diferencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *