(11) 2632-2729 | 2905-2729

O que é cubagem? Como calcular?

Sempre que você precisa acionar o serviço de entregas de alguma transportadora, se depara com informações preciosas sobre a cubagem de seu despacho. Entretanto, você sabe o que significa essa questão? Principalmente, você sabe qual é o impacto que o volume de sua carga pode causar no frete?

Frequentemente, essa resposta é não. Por mais que o conceito de cubagem seja relativamente simples e que as pessoas que contratam transportadoras tenham ideia do que significa, dificilmente é possível compreender qual é a interferência disso no seu frete.

Isso porque, o cálculo do valor não se relaciona exclusivamente com o peso da carga. Afinal, volume também conta – e muito – no final do frete. Porque, as cargas sempre são selecionadas de modo a servir o cliente com presteza. No entanto, o volume considerado para o frete também influenciará.

Vamos entender melhor como funciona a cubagem e como calculá-la previamente, a fim de ter controle sobre os orçamentos que fizer.

 

O que é cubagem?

Cubagem é um termo técnico, altamente utilizado por profissionais que trabalham com transporte, que relaciona o peso da carga solicitada com o volume que ela terá dentro do veículo. Sendo assim, podemos compreender que a cubagem é a relação entre o “peso e o tamanho” da carga.

A cubagem de um frete é fundamental para determinar o seu custo final. Isso porque, ao analisar o compartimento de armazenagem de um veículo, é preciso considerar qual será o volume ocupado pela carga. Veja bem: volume. Porque, nem sempre, uma carga com volume total de capacidade também terá o peso máximo.

O tamanho dos materiais carregados influencia no preço do frete. Pois, como dito, mesmo se o peso da carga for relativamente pequeno, se o volume da mesma ocupar todo o armazenamento do veículo, consequentemente ele estará com a carga completa, certo? Afinal, não será possível inserir mais nenhum item sem prejudicar a volumetria do compartimento.

Sendo assim, todo cálculo de frete considera a relação da cubagem. Essa relação pode ser obtida através de uma equação matemática bastante simples. Vamos ver como essa conta é feita.

 

Como calcular a cubagem de uma carga?

Como dito, o cálculo da cubagem é obtido a partir da uma conta matemática: altura x largura x profundidade x fator de cubagem. Lembre-se de que a cubagem de uma carga é a relação entre o peso de um produto e o tamanho que ele ocupa dentro do espaço para o transporte.

Sendo assim, fica mais fácil compreender as três primeiras etapas dessa equação. Altura x largura x profundidade. Entenda que “profundidade”, nesse caso, é o comprimento da carga. Portanto, você consegue calcular cada caixa através dessa conta e, consequentemente, encontrar qual será o volume de todas elas dentro do veículo de transporte.

No entanto, falta uma última etapa da equação, que é o tal “fator de cubagem”. Fator de cubagem é o valor constante e definido que determina qual é o tamanho ideal da carga. Para cada modal (que são as alternativas de transporte), há um fator de cubagem específico. Para transportes rodoviários, o fator de cubagem é de 300 kg/m³.

Ou seja: a carga ideal de um caminhão é de 300 kg para cada metro cúbico. Esse valor, como mencionado, se modifica de acordo com o modal escolhido. Por exemplo, para o transporte aéreo o fator de cubagem corresponde à 167 Kg/m³.

Portanto, para calcularmos a cubagem de uma carga, precisamos seguir a regra: altura x largura x profundidade x fator de cubagem. Assim, chegaremos ao tamanho total da carga, relacionando o seu volume e o seu peso.

Se você está em dúvidas sobre a cubagem de sua carga e acredita que pode estar perdendo dinheiro com isso, entre em contato conosco. A Via Expressa tem preços que considera a diferença entre o Preço Real e o Preço Cubado. Vamos fazer um orçamento sem compromisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *