(11) 2632-2729 | 2905-2729

Qual a importância e cuidados necessários com embalagem?

Todo processo logístico exige um cuidado muito grande com os itens a serem transportados. Afinal, quando o cliente entra em contato com a transportadora, espera que o serviço seja de qualidade, com agilidade garantida e confiança no procedimento. Entretanto, também cabe um cuidado especial com a embalagem dos produtos.

Qualquer item que venha a ser transportado, seja ele de grande ou pequeno volume, deve respeitar normas específicas sobre a embalagem. Isso porque, é preciso considerar todo o caminho pelo qual ele passará, o que deve influenciar diretamente na qualidade da embalagem utilizada.

Vamos falar mais especificamente sobre a importância e os cuidados mais essenciais para com a embalagem de produtos enviados via transportadora. Acompanhe o artigo.

 

Por que é tão importante cuidar da embalagem de produtos?

Toda carga, quando é contratada, contará com um espaço de translado. Afinal, sempre que você entra em contato com uma transportadora, para fazer envios de seus produtos para outros municípios, estados ou países, necessariamente você está considerando que um espaço físico será utilizado para a condução desses itens.

Sendo assim, é fundamental que essa carga chegue ilesa ou com o mínimo de interferência externa possível. Para evitar que haja qualquer tipo de impacto que possa prejudicar o conteúdo do produto transportado, a solução mais adequada é investir em uma embalagem que condicione o item com segurança, de modo a não danificar o seu interior.

Com isso, você garante a integridade física do que está sendo transportado. Consequentemente, o cliente que irá receber esse produto também se sentirá mais satisfeito, já que o item chegou em segurança e em perfeitas condições de uso. Ao mesmo tempo, também garante a idoneidade do fornecedor, que preza pela qualidade do seu serviço.

 

Quais os benefícios de utilizar boas embalagens?

Tem quem acredita que a embalagem é algo que interfere demais no custo de um produto. Consequentemente, acabam não dando a devida atenção à essa questão, o que ocasiona em um produto com pouca segurança externa. E não estamos falando apenas da segurança física do item em questão.

A embalagem, além de assegurar o contato externo com o produto acomodado, também é responsável por identificar o item que está embalado. Isso acelera os processos logísticos, considerando que a identificação tende a otimizar os envios e recebimentos.

Além disso, na embalagem também estão informações precisas sobre o item, como a composição, prazo de validade, fabricante, contato com SAC, advertências sobre o uso, entre outros avisos, que interferem diretamente na relação que o consumidor final terá com o produto em si.

Sendo assim, por mais que a embalagem tenha um impacto no preço do produto, ela serve como meio de garantir a integridade dele – além de também auxiliar no processo de informação. Portanto, investir em uma embalagem de qualidade, vai além de uma relação apenas de custo, integrando a isso também a relação de benefício.

 

A embalagem na logística

Como dito anteriormente, os processos logísticos são otimizados quando a embalagem dos produtos é adequada. Afinal, isso acelera os procedimentos de armazenamento, estocagem, separação de pedidos e, consequentemente, os envios e entregas. Contudo, além dessas vantagens sobre o processo em si, a embalagem pode minimizar custos.

O estoque é um dos maiores vilões de uma empresa. Isso porque, manter espaços para armazenamento de produtos custa caro – e muito. Por isso, quando as embalagens são inteligentes, elas podem diminuir o volume do estoque, o que gera um ganho de espaço dentro dos armazéns e dos compartimentos de carga dos veículos de transporte.

Se você está tendo dificuldades de manter o seu estoque organizado e acredita que seja por uma questão envolvendo as embalagens de seus produtos, consulte empresas especializadas em transporte e gestão logística. Entre em contato com a Via Expressa, que tem experiência na área e gera as melhores soluções para os seus processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *