(11) 2632-2729 | 2905-2729

Logística para Pequenos e Médios E-commerces: Por que contratar um operador logístico?

Processo de Logística

Um bom processo de logística é fundamental para o sucesso de qualquer organização, para as lojas virtuais, em especial, é o item de maior relevância depois do marketing, pois é ele que vai garantir a satisfação do cliente e, consequentemente, o crescimento e confiança da marca.

Pode parecer simples, mas a gestão logística engloba inúmeros fatores, como o planejamento de compra com base em uma perfeita gestão de estoque de cada um dos produtos armazenados, do número de vendas, do tempo médio de abastecimento de pedido, etc.

Estudo da Embalagem

O estudo da embalagem é também fundamental, ela deve ser segura para o transporte do produto, além de levar a sua marca e encantar o cliente no momento da entrega, sem, contudo, aumentar o peso e as medidas, pois isso encarece as despesas com o frete.

Pode parecer irrelevante, mas centímetros a mais na embalagem geram um impacto no custo do frete que pode ser determinante para o consumidor na hora em que ele está com o produto no carrinho de compra.

Seleção da Transportadora

A seleção de transportadora deve levar em consideração o preço do frete, o prazo de entrega e a avaliação do consumidor como um todo, pense sempre que é a soma de todos esses fatores que irão proporcionar uma boa experiência de compra ao seu cliente.

Existem no mercado softwares específicos para a gestão dos fornecedores de transporte, que te auxiliam na contratação, escolha e oferta das opções para o cliente no momento da compra.

Prazo de Entrega

Lembre-se sempre que o prazo de entrega não é somente o tempo em que o produto está em posse da transportadora durante o transporte, mas também tem que ser considerado o tempo de processamento do pedido, ou seja, quanto tempo você ou o seu operador logístico vai levar para receber o pedido, separar o item, embalá-lo, identificá-lo, emitir a nota fiscal e disponibilizar para que a transportadora possa efetuar a retirada.

Localização de Estoque

A localização do seu estoque é um grande fator estratégico, pense sempre no tempo que seus fornecedores irão levar para entregar seus pedidos, no prazo de entrega que será oferecido aos seus clientes e na oferta de transportadoras que você terá para oferecer serviços competitivos para seu negócio.

Parece bastante complicado e com muitas frentes para cuidar, por isso a contratação de um operador logístico é fundamental para te auxiliar com essas demandas, desde a gestão de fornecedores, com o estudo e compra de embalagens, com a gestão dos transportadores e seus serviços, com a logística reversa, com o controle de seu estoque, emissão das notas fiscais, separação e embalagem dos pedidos, entre outros fatores.

Com isso, você pode cuidar do que realmente importa para seu cliente e de suas vendas. E é preciso administrar todos estes fatores para evitar uma devolução do produto sem que ele nem tenha sido entregue.

Considerações Finais sobre o Processo Logístico

O processo logístico não para por aí, durante o trajeto de sua venda até o cliente final, o produto passa por inúmeros processos, como emissão do documento de transporte, embarque, conexões, descarregamento, chegada à cidade de destino, roteirização para entrega e que também a entrega pode não ser efetuada, por um endereço incompleto ou porque simplesmente o cliente não estava no endereço.

Também tem que ser levada em consideração a possibilidade de logística reversa, para os produtos dos quais os clientes possam desistir da compra, não se sentirem satisfeitos ou quando o produto apresentar algum defeito. Para estes casos você vai precisar de uma transportadora que cuide disso para você, que confira se o produto está em sua embalagem original e se não foi avariado, evitando assim perdas e prejuízos no seu negócio.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, marque uma visita conosco para conhecer todas nossas soluções para seus possíveis problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *