(11) 2632-2729 | 2905-2729

Conheça 5 exemplos de logística reversa

A logística reversa é uma prática obrigatória por lei que exige uma atenção e cuidado maior com as questões ambientais de modo que minimiza a degradação da natureza e do acúmulo de materiais.

Ao adotar a logística reversa, a empresa pode ser destacada e ter o diferencial que muitos clientes buscam, por isso, além das preocupações ambientais, a empresa se favorece de modo que se mostrará conscientizada e diferenciada.

A logística reversa, portanto, tem como objetivo fazer o retorno de forma sustentável dos materiais utilizados para produção e para isso existe maneiras diferentes de praticar a logística reversa.

 

Logística Reversa Pós-Consumo

A logística reversa pós-consumo trata-se da devolução do produto já consumido ou vencido ao fabricante. Já que é priorizada a reciclagem de materiais, essa logística é, portanto, muito empregada em embalagens descartáveis.

Ao se utilizar da logística reversa pós-consumo, a empresa estará proporcionando que o descarte dos resíduos seja feito com destinação correta, evitando poluição e poupando a empresa de ter mais gastos com extração dos recursos naturais que são utilizados para a realização de tal mercadoria.

O exemplo mais fácil de compreender a logística reversa pós-consumo é o de pneus, pois são reutilizados em outros processos, como para a fabricação de asfalto.

 

Logística Reversa Pós-Venda

Essa logística se limita ao recolhimento do produto comprado, caso o consumidor esteja insatisfeito de alguma forma, assim, ao ser recolhido, o produto pode ser vendido ou reutilizado para outro meio.

 

Logística Reversa Reuso

A logística reversa reuso consiste em a empresa conseguir lucrar ao vender resíduos, assim, os resíduos são colocados em leilões. Isso ocorre, em sua maioria com matérias que são descartados como livros, equipamentos eletrônicos, móveis, dentre outros.

Assim, evita-se o descarte de maneira incorreta de tais resíduos.

Além disso, há exemplos de logísticas reversas específicas de cada marca e empresa, por isso, listaremos alguns dos exemplos que existem e funcionam no Brasil.

 

Logística Reversa HP

A logística reversa HP é constituída através de um programa americano HP Planet Partners Brasil, permitindo que as pessoas enviassem cartuchos e toners utilizados em impressoras e para que houvesse, de fato, tal devolução, foi desenvolvido mais de cinquenta pontos de descarte no Brasil para que a devolução fosse facilitada aos usuários.

Além de a empresa se favorecer com a devolução, os consumidores desses produtos se conscientizaram e evitaram o descarte de tais materiais em lixos comuns.

 

Logística Reversa Natura

A logística reversa desenvolvida pela Natura funciona de modo que, além de seus produtos serem feitos através do ecodesign, há também o recolhimento dos materiais e embalagens utilizados na produção da mercadoria.

Os programas “Elos” e “Dê a mão para o futuro” da marca se responsabiliza em trabalhar de maneira ecológica compartilhada entre o fornecedor e seus consumidores.

Dessa forma, sem prejudicar o meio ambiente, os diferentes materiais utilizados na produção dos produtos, incluindo o vidro, são reciclados de forma adequada.

 

Logística Reversa Bridgestone

A logística reversa da marca Bridgestone trabalha de modo que o objetivo é reduzir o impacto da decomposição de pneus para o meio ambiente. Dessa forma, a marca se responsabiliza em recolher o material já sem uso e envia para uma especializada empresa de trituração e picotagem.

Após serem aplicados aos processos de trituração e picotagem, os fragmentos de pneus utilizados podem ser usados novamente para diferentes fins, sendo alguns deles, a confecção de calçados, combustível alternativos, produção de peças que são produzidas na indústria automobilística.

 

Benefícios da aplicação da Logística Reversa

Os benefícios da aplicação da logística reversa, apesar de ser óbvio, são bastante positivos para a empresa, pois configura um diferencial da marca, além de reduzir os custos do próprio negócio.

Além disso, cria uma conscientização nos consumidores da marca, colaborando com as questões ambientais que, hoje em dia, são bastante preocupantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *