(11) 2632-2729 | 2905-2729

Tudo sobre armazenagem

O termo armazenagem se aplica para definir, em sua maioria, a armazenagem dos produtos prontos de diferentes marcas. O armazenamento é de extrema importância em processos logísticos envolvendo a cadeia de suprimentos.

É necessário obter muita flexibilidade e velocidades nas operações para ser possível realizar a distribuição dos produtos e ao mesmo tempo, atender as diferentes demandas e requisitos do mercado.

No meio dos processos logísticos há a imposição de que as mercadorias sejam guardadas por determinados períodos durante seus fluxos. Para isso, então, serve a armazenagem.

Por isso, esse processo de armazenamento precisa da elaboração de custos relacionados e inventários, isso pelo fato de que boa parte do capital de giro ser usado na implementação de forma que mantém o sistema.

Cuidados na armazenagem

Se faz necessário que os funcionários tenham conhecimento sobre transporte de mercadoria e movimentação. Dentro do conceito de armazenagem, uma série de cuidados deve ser tomada, por exemplo, a separação de armazenagem dos produtos.

Se tratando de produtos de limpeza, eles jamais serão armazenados com produtos alimentícios e assim, em todos os processos tem uma separação muito importante dentre as categorias de cada mercadoria.

E, se essa armazenagem for feita de maneira incorreta nos depósitos, a mercadoria é perdida e desperdiçada, fazendo com que haja prejuízos para o mercador, por isso, é extremamente importante ter noção dos padrões de logística, sendo um dos conceitos mais importantes, a armazenagem de produtos.

Benefícios e funções da armazenagem

Dentre as funções da armazenagem para o mercado, estão o recebimento, conferência, identificação e separação dos itens e também seu endereçamento dentro do estoque, a estocagem, a retirada de todos os itens do estoque a fim de atender as demandas, é função da armazenagem também acumular e fazer a embalagem dos produtos, registrar as operações e expedir os pedidos.

Dos benefícios e vantagens da armazenagem estão a rotatividade do estoque, o uso da mão de obra, da energia e dos equipamentos, o uso do espaço, a proteção e acesso dos itens, a produtividade, o controle de perdas e o atendimento e serviço aos consumidores.

Além disso, vale ressaltar que a armazenagem torna as operações logísticas mais eficientes do que já são, pois consegue chegar a bons níveis de produtividade, com um menor índice de erros e custos.

Por isso, podemos afirmar que a boa execução de armazenagem pode ajudar a diminuir os gastos, tornando a equipe mais produtiva e rápida e ao mesmo tempo, é possível alavancar o aproveitamento dos recursos, dentre muitos outros benefícios que a armazenagem é capaz de trazer para o mercado.

Diferença entre armazenagem e estocagem

Como já foi explicado o conceito de armazenamento, mencionaremos que ele se diferencia da estocagem pelo fato de a estocagem ser definida como a guarda de matérias-primas.

Porém, não é tão simples assim, pois podem existir diferentes tipos de estoques de matérias-primas, sendo elas, acabadas ou semiacabadas. Porém, esse é o segredo para conseguir diferenciar os dois conceitos.

A armazenagem, portanto, é onde se guarda os muitos estoques de uma empresa, porém, para a armazenagem é preciso de um local mais aprimorado e apropriado, sendo ele um depósito que tenha  divisórias, paredes, paletes, cobertura, empilhadeiras, carrinhos, prateleiras, computadores, dentre outros
equipamentos que se faz necessário, inclusive, de informática.

Sinteticamente, a estocagem é menos dinâmica que a armazenagem de forma que guardam de forma permanente as matérias-primas e produtos. Além disso, tem uma relação direta com os fornecedores, com os fluxos de caixa, com as estratégias de marketing e vendas.

Portanto, é um conceito bastante subjetivo e está relacionado, principalmente, aos itens que são deixados no interior do armazém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *