(11) 2632-2729 | 2905-2729

Você sabe como se transporta medicamentos no Brasil? Aprenda conosco!

Transportar medicamentos exige uma qualidade logística aumentada. Isso porque, em termos bastante simples, todo o translado necessita de organização diferenciada, de modo a respeitar a integridade física do material. Além disso, também é preciso respeitar as legislações.

Sendo assim, pode parecer que o transporte de medicamentos é algo complexo demais. Principalmente para pessoas que necessitam de auxílio na movimentação desses itens em território nacional e internacional. Para tanto, o transporte dos itens médicos se torna algo praticamente impensável.

Entretanto, empresas especializadas em transportes, como a Via Expressa, possuem ações que são voltadas, especificamente, para o transporte de medicamentos. Isso porque, temos uma equipe especialmente montada para fazer a gestão logística desses itens, garantindo o translado dentro do prazo correto e a entrega sem maiores dificuldades.

Quer saber como funciona esse transporte? Então, continue conosco!

 

O transporte de medicamentos no Brasil

 

Toda empresa que faça o transporte de medicamentos ou de itens correlatos à saúde – e que exigem maior regulamentação e preocupação com a integridade química do produto – precisam estar adequadas às leis impostas pela ANVISA. Dessa forma, se atesta que a empresa possui a qualificação necessária para fazer o transporte desses bens.

Necessariamente, a empresa logística responsável pelo transporte dos medicamentos precisa apresentar:

  • Um farmacêutico na equipe, que irá responder como o responsável legal da divisão voltada para o transporte de medicamentos;
  • Espaço de armazenamento específico, separado de quaisquer outros produtos que também estão dentro dos espaços da empresa. Sem isso, as agências reguladoras não autorizam o transporte de medicamentos;
  • Veículos adequados para o translado, com refrigeração especial e que irá garantir a integridade do medicamento (e itens correlatos) do armazém até o ponto da entrega;
  • Gestão de estoque que seja inteligente, para evitar perdas de material e distribuição irregular dos itens armazenados;
  • Planejamento de entregas com maior eficiência, para evitar períodos muito longos de translado, mesmo com veículos próprios para tal ação;
  • Rastreamento de cargas com alta precisão.

O ideal é que a empresa logística ofereça um sistema parceiro ao comprador e ao vendedor. Dessa forma, desde o armazenamento até à entrega no cliente final, pode ser roteirizado de modo claro, específico e com o máximo possível de informações que gerarão impacto na negociação.

Transportar medicamentos exige seriedade e não são todas as empresas de logística que oferecem esse tipo de serviço. Afinal, como demonstrado acima, são muitas regras que devem ser cumpridas, de modo que o transporte seja feito dentro das normas e sem prejuízos para os contratantes.

 

A Divisão Farma – A equipe especializada da Via Expressa

 

A Via Expressa trabalha com licenciamento pelas agências reguladoras da saúde no país. Por isso, está adequada às normas previstas pela ANVISA e COVISA, que autorizam o transporte de medicamentos e itens correlatos em território nacional.

Nossa empresa tem uma divisão específica para o tratamento desses insumos, que é a Divisão Farma. Uma equipe especializada cuida de todo o armazenamento, bem como do transporte e do envio desses itens para todo o Brasil.

A equipe possui um farmacêutico responsável, que subsidia as necessidades de todo o grupo logístico, orientando em termos de gerenciamento de riscos, estrutura adequada para o armazenamento e transporte, e, também, cuida do treinamento de todos os funcionários da Divisão Farma. Assim, ele garante a eficiência com os itens a serem transportados.

Se você está precisando de transporte de medicamentos, cosméticos, saneantes e insumos farmacêuticos, entre em contato conosco. Podemos fazer uma parceria viável para a sua empresa e garantir o melhor prazo para as suas entregas.

Faça um orçamento sem compromisso e venha descobrir como a Via Expressa pode ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *