(11) 2632-2729 | 2905-2729

Seguro de Cargas: tudo o que você precisa saber

Contar com um seguro de cargas significa ter a garantia do cuidado e proteção com sua mercadoria, além da segurança de ressarcimento em caso de incidentes.

Com os índices alarmantes de assaltos e de acidentes nas estradas, é essencial essa prevenção para garantir que as mercadorias sejam entregues nos estabelecimentos em perfeito estado.

 

A importância do Seguro de Acidente de Carga

Sabemos que o transporte de cargas envolve diversos riscos, como, acidentes, roubos e extravios. E, com o intuito de evitar custos desnecessários, é importante providenciar uma série de cuidados, e uma delas é a contratação de um seguro de transporte de cargas, pois oferece proteção aos bens e mercadorias transportadas em viagens nacionais e, caso ocorra algum imprevisto, sua finalidade será cobrir os prejuízos causados durante o transporte da carga.

É importante enfatizar que a contratação de um seguro é obrigatória, de acordo com a lei 11.442/2007, também conhecida como Lei do Transporte Rodoviário de Cargas. Portanto, é essencial a parceria com transportadoras que contam com esse tipo de segurança.

 

Algumas coberturas para a sua Carga

Primeiro, é preciso entender que a apólice pode ser reservada a três principais coberturas, sendo o Seguro Obrigatório (RCTRC), o Seguro Facultativo (RCF-DC) e o Transporte Nacional (TN).

O Seguro Obrigatório, conhecido como Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga, como dito acima, é exigido na legislação. O mesmo é utilizado para assegurar prejuízos decorrentes de acidentes com o veículo transportador.

Já o seguro de Responsabilidade Civil Facultativa do Desaparecimento de Cargas (RCF-DC) garante a cobertura para eventos de Roubo durante o trânsito da mercadoria. Nele é contido o Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR), com normas e medidas aplicáveis na prevenção da ocorrência de sinistros.

O seguro de Transporte Nacional também é utilizado para acobertar mercadorias transportadas no modal aéreo, garantindo indenizações em caso de extravios ou avarias nas cargas durante o procedimento de embarque, voo e desembarque.

 

A importância do seguro de transporte de carga

Apesar das inúmeras garantias, é bom lembra da importância de estar em conformidade com as leis e contar com profissionais especializados em logística e gerenciamento de riscos, pois trabalham estrategicamente para evitar rotas com altos índices de assaltos, um planejamento eficiente de locais de parada e manutenção preventiva dos veículos. Isto é imprescindível para que uma empresa possa operar e crescer no mercado.

É fato que a segurança garantida pelo seguro de transporte de cargas é essencial. Considerando o cenário logístico atual, é necessário estar protegido contra os imprevistos, a fim de não comprometer financeiramente a empresa.

Alguns dados mostram que os roubos de cargas aumentam a cada ano, por exemplo, as ocorrências cresceram em 10%, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

Até aqui podemos perceber que contar com um bom seguro de cargas proporciona a certeza de ressarcimento e tranquilidade, além de reafirmar a credibilidade da empresa. Por isso, no momento da contratação da transportadora, é importante que ela conte com seguro de cargas. Desta forma, você garante a segurança da sua mercadoria e respaldo na resolução de possíveis problemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *