(11) 2632-2729 | 2905-2729

Como funciona a Vacina em nosso Sistema imunológico?

As vacinas estimulam o sistema imune a produzirem anticorpos, que nada mais é do que as proteínas que defendem o organismo, que atuam contra os agentes patogênicos — aqueles responsáveis por causar infecções. Consideradas eficazes e seguras, as vacinas causam poucas reações adversas, e caso aconteçam, são consideradas leves e passageiras. Neste artigo, vamos explicar como funciona a principal forma de prevenção de doenças, ou melhor, como age a vacina em nosso sistema imunológico.

 

Como age?

Quando alguém entra em contato pela primeira vez com um antígeno, automaticamente o organismo inicia a produção de anticorpos para tentar combater a substância estranha. Pelo fato desse processo ser demorado, o individuo acaba desenvolvendo a doença antes do organismo produzir os anticorpos.

Desta forma, as vacinas atuam por meio do alargamento conhecido como “memória imunológica”. A introdução do agente patogênico (morto ou enfraquecido) ou seus derivados no organismo, impulsionam o sistema imune a produzir anticorpos. Portando, se por acaso o indivíduo se infectar com aquele agente, o organismo, consequentemente, vai produzir uma resposta imunológica muito mais rápida para combatê-lo.

 

Reações adversas e contraindicações das vacinas

Apesar de algumas vacinas provocarem reações adversas como, por exemplo, dores ou incômodos no local da aplicação, mal-estar e febre, as vacinas são consideradas bastante seguras. As reações adversas na maioria das vezes são breves, ou seja, possuem curta duração. Existem algumas dúvidas em relação ao autismo e vacinas, mas é importante destacar que elas não são responsáveis pelo desenvolvimento desse transtorno. Vacinas contendo vírus ou bactérias atenuados não podem ser aplicadas em pessoas que apresentam imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna, estejam em tratamento com corticosteroides em esquemas imunodepressores ou submetidos a outras terapias imunodepressoras.

Existem vacinas que possuem contraindicações específicas, por isso, devem ser comunicadas com antecipação ao profissional que for fazer a aplicação. É importante destacar que, em alguns casos, a vacinação pode ser adiada.

 

Por que a vacinação é tão importante?

Atualmente, a vacina é a maneira mais eficaz de prevenção contra doenças. É preciso se conscientizar que elas não só protegem um indivíduo que foi imunizado, mas contribui socialmente, pois evita a propagação de um vírus. Quanto mais pessoas imunizadas, menor a chance de uma doença se desenvolver.

A paralisia infantil foi erradicada no Brasil desde o ano de 1989, é bom lembrar que esse feito só foi possível graças às vacinas. Entretanto, a falta de vacinação induz a volta de outras, como é o caso do sarampo, gerando, inclusive, mortes.

 

Por que contratar a Via Expressa Soluções Logísticas?

Entendemos que a logística para produtos de interesse a saúde tem uma necessidade diferente no que se refere aos cuidados de transporte destes produtos. Por isso, oferecemos soluções customizadas, considerando a estrutura e complexidade de cada cliente.

Nosso atendimento é personalizado e nossos serviços são flexíveis, seguindo o desenvolvimento e a estratégia de sua organização. Contamos com Farmacêutica responsável por acompanhar e controlar todos os processos, desde prazos e outras burocracias, para que sejam cumpridos os padrões exigidos pela ANVISA e garantir a eficácia em nossas soluções. Torre de Controle Divisão Farma exclusiva para o completo rastreamento de produtos de interesse à saúde. Fornecemos a troca de gelo nas cargas de produtos perecíveis de 2°C e 8°C quando necessário. Entrega de produtos perecíveis (medicamentos comuns/controle especial) em até 24 horas (consulte sua região).

 

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, também possuímos todas as autorizações necessárias para atuar no transporte de medicamentos e insumos comuns, saneantes, cosméticos e correlatos. Além disso, contamos com Autorização Especial (AE) da ANVISA para fazer o transporte de produtos de controle especial.

Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *