(11) 2632-2729 | 2905-2729

O que faz um farmacêutico no setor logístico?

A cadeia de mercadorias sob vigilância sanitária inclui distribuição, armazenamento, transporte e dispensação. Empresas de logística e transporte são responsáveis por garantir esses processos e por prezar pela qualidade e segurança dos produtos relacionados à saúde.

Neste segmento, a atuação do farmacêutico é essencial, visto que esse profissional possui o conhecimento necessário para garantir que as características físico-químicas e microbiológicas dos produtos sejam preservadas. Além disso, são responsáveis por entender as normas de Boas Práticas, legislações vigentes e recomendações de armazenamento dos fabricantes, e claro, garantir a rastreabilidade da carga transportada.

A obrigatoriedade da presença de um responsável técnico no setor de logística de transporte de medicamentos e insumos farmacêuticos, foi formalmente consolidada com a publicação da Lei do Estado de São Paulo nº 15.626/14. Por se tratar de um segmento que exige o dobro de cuidados pela fragilidade e sensibilidade dos produtos, um controle mais rígido se faz necessário a fim de garantir a qualidade, integridade, segurança e eficácia dos medicamentos transportados. Neste sentido, podemos entender a importância do farmacêutico durante o processo.

Com isso, separamos algumas responsabilidades atribuídas ao profissional, conforme previsto na Resolução do Conselho Federal de Farmácia 433/05, que regula a atuação do farmacêutico em empresas no segmento de transporte.

  • Zelar pelo cumprimento da legislação sanitária, profissional e demais legislações correlatas;
  • Permitir somente o transporte de produtos regularizados e provenientes de empresas autorizadas junto ao órgão sanitário competente;
  • Supervisionar e/ou definir a adequação da área física, instalações e procedimentos da empresa;
  • Organizar e implantar o Manual de Boas Práticas de Transporte de acordo com a legislação vigente;
  • Treinar os recursos humanos envolvidos, com fundamento em procedimentos estabelecidos no Manual de Boas Práticas de Transporte, mantendo o registro dos treinamentos efetuados;
  • Identificar e não autorizar o transporte de cargas incompatíveis no mesmo veículo, baseadas na orientação do fabricante, na legislação vigente e/ou na literatura científica dos produtos;
  • Elaborar procedimentos e rotinas para limpeza dos veículos e terminais de depósitos; registro e controle da temperatura e umidade das instalações e veículos, quando for o caso; a atividade de carga e descarga com procedimentos específicos para produtos termolábeis e/ou que exijam condições especiais de movimentação, transporte e armazenamento; registro de ocorrências e procedimentos para avarias, extravios e devoluções; desinsetização e desratização das instalações da empresa e dos veículos; notificação ao detentor do registro, destinatário da carga, e as autoridades sanitárias e polícias, quando for o caso, de quaisquer suspeitas de alteração, adulteração, fraude, falsificação ou roubo dos produtos que transporta;
  • Garantir local específico com chave ou outro dispositivo de segurança para segregar produtos sujeitos à controle da Portaria SVS/MS 344/98 em caso de avaria e outras pendências, de acordo com as orientações do fabricante e/ou órgãos competentes.

Considerando o que foi apresentado até aqui, ficou evidente a importância do transporte na cadeia de produtos sob vigilância sanitária, além do absoluto controle dos processos. É importante destacar que qualquer procedimento inadequado durante as etapas, pode influenciar na saúde do paciente ou do consumidor final. Por este motivo, o Departamento de Fiscalização do CRF-SP orienta os profissionais a estarem sempre atualizados e atuarem em consonância com as disposições legais, com treinamentos contínuos para contribuir com a saúde pública e garantir as entregas e o abastecimento de hospitais, clínicas e farmácias de todo o país com produtos íntegros e com qualidade assegurada.

 

Por que contratar a Via Expressa?

Entendemos que a logística para produtos de interesse a saúde tem uma necessidade diferente no que se refere aos cuidados de transporte destes produtos. Por isso, oferecemos soluções customizadas, considerando a estrutura e complexidade de cada cliente.

Nosso atendimento é personalizado e nossos serviços são flexíveis, seguindo o desenvolvimento e a estratégia de sua organização. Contamos com Farmacêutica responsável por acompanhar e controlar todos os processos, desde prazos e outras burocracias, para que sejam cumpridos os padrões exigidos pela ANVISA e garantir a eficácia em nossas soluções. Torre de Controle Divisão Farma exclusiva para o completo rastreamento de produtos de interesse à saúde. Fornecemos a troca de gelo nas cargas de produtos perecíveis de 2°C e 8°C quando necessário. Entrega de produtos perecíveis (medicamentos comuns/controle especial) em até 24 horas (consulte sua região).

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade. Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *