(11) 2632-2729 | 2905-2729

O que são saneantes e como são transportados?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e conforme o artigo 3º da Lei 6360/76, os saneantes são substâncias ou preparações atribuídas à higienização, desinfecção ou desinfestação de domicílios, ambientes coletivos ou públicos e no tratamento de água.

Os saneantes são importantes para conservação de casas, escritórios, lojas, hospitais etc. Os elementos presentes em sua composição fazem com que a sujeira seja eliminada, evitando doenças que causam bactérias e germes.

Eles são destinados exclusivamente para a limpeza e preservação de ambientes, são exemplos de saneantes: detergente líquido, detergente em pó, sabão em pó, cera, removedores, água sanitária, inseticida, repelente de insetos, raticida, desinfetante e outros.

 

Como é feito o controle dos saneantes?

A ANVISA é o órgão do Ministério da Saúde responsável pela fiscalização de empresas e transportadoras para evitar a fabricação e comercialização clandestina dos produtos. A Vigilância exige que as transportadoras, supermercados, mercearias e outros comércios, sigam as orientações impostas para receberem ou manterem a autorização para fabricar, transportar ou vender saneantes.

 

Regularização de saneantes: como funciona?

A principal etapa, antes mesmo de transportar os saneantes, é obter a licença de transporte dessas substâncias pela ANVISA e, após esse procedimento, é requerida a Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE).

 

Classificação de saneantes

Como são produtos feitos com substâncias químicas, todo cuidado é necessário. Eles são classificados de acordo com seu risco, finalidade, venda e emprego. Conheça abaixo:

 

1) Risco

Risco tipo I: alvejantes, branqueadores, desincrustantes, detergentes, finalizadores, ceras, polidores, neutralizadores de odores, removedores etc.

Risco tipo II: desinfetantes, desodorizantes, esterilizantes, algicidas para piscinas, , água sanitária, raticidas etc.

 

2) Finalidade

Como o nome já diz, serve para a finalização/trato final dos locais:

– Limpeza geral dos ambientes, utensílios, objetos ou superfícies;

– Desinfecção, sanitização e purificação da água;

– Desinfestação do espaço para evitar o aparecimento de pragas ou bactérias.

 

3) Venda e Emprego

São os produtos que já  estão prontos para utilização por pessoas comuns, sem especialização ou autorização. As vendas livres podem comercializar em embalagens com no máximo 5 litros ou quilogramas, salvo quando houver alguma restrição ou norma.

Agora, para empresas e uso profissional, as vendas são restritas. Seus elementos podem apresentar toxinas ou elementos específicos, por isso, devem ser manuseados por pessoas capacitadas e treinadas. A fabricação da embalagem do saneante tipo emprego, pode conter até 200 litros ou quilogramas, menos quando usados em sistemas próprios para diluição.

 

Saneamentos clandestinos: o que é e por que não utilizar?

Os produtos clandestinos são aqueles que os comércios vendem sem a permissão do Ministério da Saúde e que não possuem verificação, curadoria e segurança.

Por conter em sua fórmula produtos diferentes, não possuem os mesmos agentes de limpeza.

Não há vantagem alguma em comprar saneantes piratas, pois não são tão eficientes como os saneantes verificados. Além disso, eles podem causar sérios danos à saúde e prejudicar a durabilidade de superfícies.

Para identificar esse tipo de produto, o recomendado é que preste bastante atenção nos rótulos e descrições, se há um aviso de notificação na Anvisa, número de registro pelo Ministério da Saúde e guias de como manuseá-lo corretamente.

Depois de todos os trâmites realizados, com a autorização da Anvisa/Ministério de Saúde, o processo do transporte poderá ser seguido com responsabilidade e compromisso.

 

Por que contratar a via expressa?

Entendemos que a logística para produtos de interesse a saúde tem uma necessidade diferente no que se refere aos cuidados de transporte destes produtos. Por isso, oferecemos soluções customizadas, considerando a estrutura e complexidade de cada cliente.

Nosso atendimento é personalizado e nossos serviços são flexíveis, seguindo o desenvolvimento e a estratégia de sua organização. Contamos com Farmacêutica responsável por acompanhar e controlar todos os processos, desde prazos e outras burocracias, para que sejam cumpridos os padrões exigidos pela ANVISA e garantir a eficácia em nossas soluções. Torre de Controle Divisão Farma exclusiva para o completo rastreamento de produtos de interesse à saúde. Fornecemos a troca de gelo nas cargas de produtos perecíveis de 2°C e 8°C quando necessário. Entrega de produtos perecíveis (medicamentos comuns/controle especial) em até 24 horas (consulte sua região).

 

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade. Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *