(11) 2632-2729 | 2905-2729

Encomendas com destinos nacionais e internacionais: semelhanças e diferenças

Os comércios que fazem suas vendas por meios eletrônicos, na maioria das vezes, são enviados para lugares de território nacional, podendo ser enviados pelo Sedex ou pelo PAC.

Sedex

O Sedex, disponibilizado pelos Correios, é uma forma de entrega expressa de envios de produtos ou documentos. Os prazos são variáveis de acordo com as localidades e o funcionamento dos envios é de segunda-feira a sábado.

Existem, nesta forma de envio, diferentes formas de envios que variam de preços e datas de chegada, sendo eles:

Sedex – este é o Sedex convencional que a entrega costuma ser feita até cinco dias úteis;

Sedex 10 – a entrega da mercadoria ou documento é feita até às 10h do próximo dia útil após a postagem;

Sedex 12 – a entrega da mercadoria ou documento é feita até às 12h do próximo dia útil após a postagem;

Sedex Grandes Formatos – as entregas desta categoria são feita com encomendas de grandes dimensões;

Sedex Hoje – entregas que são feitas no mesmo dia em que foi feito a postagem;

Sedex Pagamento na Entrega – nesta categoria o pagamento fica por responsabilidade do destinatário, portanto, ele faz o pagamento quando pega a entrega no endereço de seu destino.

PAC

O PAC é a maneira, também disponibilizada pelos Correios, mais acessível de se fazer entregar de produtos, funcionando de segunda-feira à sexta-feira e com prazos variáveis dependendo da localidade.

Porém, quando há a necessidade de enviar para outros países, deve se apropriar de outras maneiras para fazer o envio, abaixo, listaremos as maneiras de fazer envios com destinos internacionais.

  • Sedex Mundi Mercadoria: da mesma maneira que nos envios para o Brasil, o Sedex é a forma mais rápida de fazer envios, mas também é a que se gasta um pouquinho mais por ter seu custo maior do que as demais formas. Porém, a entrega internacional das encomendas feitas pelo Sedex Mundi Mercadoria chega com agilidade e garante chegar dentro do prazo previsto.
  • EMS Mercadoria expressa: entrega as encomendas feitas internacionalmente, mas não garantem a data de chegada dos produtos.
  • Leve Internacional: nesta forma de entrega, as encomendas têm peso máximo de 2kg, o preço é intermediário e a entrega é mais lenta que o Sedex e o EMS.
  • Mercadoria Econômica: esta é a forma com menos custos para fazer envios para o exterior, mas, ela tem baixa prioridade de encaminhando e de entrega e as mercadorias podem ter pesos de até 20kg.

Como realizar um envio

De forma clara, se você tem uma loja, basta você fazer a venda do produto, embalá-lo da maneira adequada e com todos os cuidados necessários, escrever os dados de endereços seus e do destinatário e levar até os Correios para que sua encomenda seja enviada.

As etapas para envio de produtos são fáceis e não exigem muito esforço e para tal tarefa, você precisará se atentar a algumas questões para ter a garantia de que sua mercadoria chegará de maneira segura e garantida ao destinatário.

Para isso, você precisará proteger o seu produto com alguma embalagem interna para que não quebre (caso for algo que quebre, como vidros, etc), coloque o produto encapado com algum plástico em uma caixa de papelão com cuidado, escreva sobre a caixa e em um lugar visível e claro o endereço do remetente e do destinatário com atenção aos dados, depois deste processo, você conseguirá acompanha-lo pelo site, assim, você e seu cliente conseguirá ver se o produto está realmente a caminho.

Agora, se você vai enviar algum documento, você combina com a pessoa que irá recebê-lo, coloque-o em um envelope, acrescente suas informações e as informações do destinatário e leve até os Correios para que o envio seja realizado.

Entre em contato com a Via Expressa, que tem experiência na área e gera as melhores soluções para os seus processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *