(11) 2632-2729 | 2905-2729

Como funciona a vacina em nosso sistema imunológico?

A logística e o transporte de materiais de interesse à saúde são um desafio para as empresas que atuam no segmento, isto é, fabricantes, distribuidores e transportadoras.

Por se tratar de materiais sensíveis, é importante ficar atento as regras normatizadas estipuladas pelos órgãos fiscalizadores, a fim de assegurar a qualidade dos materiais e a saúde do paciente.

Contudo, a falta de uma gestão competente durante o processo, pode causar desvios de qualidade dos produtos durante a entrega nos estabelecimentos. Por isso, separamos 5 passos para realizar um transporte eficiente e alguns cuidados necessários no manuseio de materiais de interesse à saúde. Confira!

 

  1. Possuir autorização para transportar é extremamente importante

Primeiramente, uma empresa que realiza o transporte de materiais hospitalares ou produtos relacionados à saúde, precisa possuir as devidas autorizações para exercer as atividades. É imprescindível obter uma AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) junto à Anvisa.

No entanto, é importante ressaltar que cada tipo de material ou produto exige uma AFE diferente. Desta forma, uma empresa que possui uma AFE (Autorização de Funcionamento) para transportar medicamentos ou saneantes, não está autorizada a transportar produtos ou correlatos aos estabelecimentos.

Já para medicamentos de controle especial, é necessário ter uma AE (autorização especial) e contar com os serviços de um profissional farmacêutico durante o transporte, uma das exigências da resolução 433, do Conselho Federal de Farmácia.

 

  1. Armazenagem de acordo com a legislação

 

As exigências em questão, são definidas levando em consideração o sistema de instalação e o layout do espaço de armazenamento.

É essencial ter um local climatizado de acordo com os produtos armazenados e identificar os materiais

conforme os seus critérios, como, fragilidade e compatibilidade.

 

 

 

  1. A importância dos treinamentos internos

 

É interessante cada empresa desenvolver um manual de boas práticas contendo todas as informações necessárias sobre os procedimentos com o intuito de sanar as dúvidas dos colaboradores da empresa, para que possam atuar conforme a legislação do transporte de materiais de interesse à saúde. Mesmo que exista um manual, é imprescindível realizar treinamentos regulares para conscientização dos riscos e reforçar os protocolos.

No caso de armazenagem e transporte de produtos relacionados à saúde, é importante abordar assuntos, como:

  • Controle de temperatura e umidade;
  • Autoinspeção dos processos para garantia de qualidade;
  • Qualificação de fornecedores;
  • Conservação, limpeza e manutenção de equipamentos;
  • Controle de pragas;
  • Manuseio dos produtos (recebimento, conferência, carregamento e transporte).

 

  1. Especificidades dos fabricantes

 

Mesmo com todas as obrigações em dia, é preciso seguir as exigências particulares de cada fabricante no transporte de materiais relacionados à saúde. Esses cuidados ficam disponíveis nas embalagens dos produtos a serem transportados. Em alguns casos, a mercadoria pode até sofrer alterações em suas características por consequência de um transporte incorreto ou mal planejado.

 

  1. Recebimento, conferências e tecnologias

 

Neste caso, existem alguns processos no ato do recebimento, são eles:

  • Entrada de materiais
  • Conferência qualitativa e quantitativa
  • Regularização

É durante essa etapa que os responsáveis por receber os materiais, vão verificar se há irregularidades e

divergências em relação ao pedido e as exigências dos órgãos fiscalizados.

A conferência quantitativa é importante para certificar se a quantidade da nota fiscal corresponde à quantidade recebida e, então, a qualitativa garante que o material esteja em seu perfeito estado ou com as suas propriedades asseguradas. Esta fiscalização é feita por um profissional experiente, pois desta forma, consegue identificar com facilidade as condições contratadas na Autorização de Fornecimento com as consignadas na Nota Fiscal.

Todas as etapas necessitam de profissionais empenhados e, claro, tecnologia avançada. Usando softwares de gestão especializado na área de saúde, é possível otimizar processos e evitar problemas no recebimento, armazenamento e no transporte de materiais relacionados à saúde. A automação de algumas etapas, ajuda a minimizar consideravelmente os ricos de possíveis erros.

É essencial contar com empresas especializadas no assunto e que oferecem soluções em logística para empresas ligadas à área de saúde.

 

Por que contratar a Via Expressa – Soluções Logísticas?

 

Entendemos que a logística para produtos de interesse a saúde tem uma necessidade diferente no que se refere aos cuidados de transporte destes produtos. Por isso, oferecemos soluções customizadas, considerando a estrutura e complexidade de cada cliente.

Nosso atendimento é personalizado e nossos serviços são flexíveis, seguindo o desenvolvimento e a estratégia de sua organização. Contamos com Farmacêutica responsável por acompanhar e controlar todos os processos, desde prazos e outras burocracias, para que sejam cumpridos os padrões exigidos pela ANVISA e garantir a eficácia em nossas soluções. Torre de Controle Divisão Farma exclusiva para o completo rastreamento de produtos de interesse à saúde. Fornecemos a troca de gelo nas cargas de produtos perecíveis de 2°C e 8°C quando necessário. Entrega de produtos perecíveis (medicamentos comuns/controle especial) em até 24 horas (consulte sua região).

 

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, também possuímos todas as autorizações necessárias para atuar no transporte de medicamentos e insumos comuns, saneantes, cosméticos e correlatos. Além disso, contamos com Autorização Especial (AE) da ANVISA para fazer o transporte de produtos de controle especial.

Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

Traga o seu projeto FARMA para a Via Expressa Soluções Logísticas!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *