(11) 2632-2729 | 2905-2729

Transporte de medicamentos

Transporte de medicamentos: o que eu preciso saber?

 

Para realizar o transporte de medicamentos é preciso saber que existem algumas orientações e regras que os órgãos fiscalizadores impõem. Mas entre as etapas de distribuição, existe a logística do transporte de medicamentos, que garante a eficiência de todos os processos, e é por isso que além de estar sempre atualizado é preciso possuir as certificações necessárias para o transporte de medicamentos e seguir as recomendações e garantir as boas práticas por meio de uma fiscalização frequente.

Entender a importância das disposições legais é garantir a saúde da população e otimizar processos para facilitar a entrega e distribuição dos medicamentos, além da completa satisfação do cliente.

Foi pensando nisso que separamos algumas informações que precisam ser levadas em conta para realizar o transporte de medicamentos.

 

O que diz a legislação sobre Transporte de Medicamentos

Existem regulamentações especificas para o transporte de medicamentos. E, quem estipula as orientações e regras para esta categoria é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

De acordo com a organização, existem dois dispositivos legais principais: a Portaria 1.052/98 e a Resolução ANVISA/DC n° 16/14.

De acordo com os textos acima, é expressamente obrigatório possuir a Autorização de Funcionamento para qualquer empresa que faz o transporte de medicamentos, produtos farmacêuticos e farmoquímicos.

Logo no início do artigo, se fala de algumas taxas que devem ser pagas e sobre a importância do comprovante de pagamento, a DARF, sendo obrigatório o responsável estar sempre acompanhado pela via original e uma cópia. O contrato social confirmando a autorização para exercer atividade de transporte de medicamentos também é uma exigência.

Além destes quesitos, possuir veículos devidamente adaptados para fazer o transporte de medicamentos é de suma importância. Se a mercadoria transportada for substâncias controladas, é necessário possuir uma Autorização Especial.

O segundo texto (Resolução ANVISA/DC n° 16/14), dispõe sobre os critérios para peticionamento de Autorização de Funcionamento (AFE) e Autorização Especial (AE) de empresas.

Além da ANVISA, existe o Conselho Federal de Farmácia, que impõe a Resolução 433/2005, voltada especialmente para o profissional farmacêutico e as demais vertentes.

 

Profissional farmacêutico capacitado

Uma das obrigações no transporte de medicamentos, é possuir um profissional farmacêutico devidamente capacitado para garantir as boas práticas exigidas pelos órgãos fiscalizadores. O responsável deve ser alguém experiente e comprometido. Cada processo que esteja relacionado ao transporte de medicamentos, deve ser supervisionado por este profissional.

Além de estar de acordo com a lei, você tem a garantia que os produtos possuem procedência de empresas autorizadas por causa da fiscalização desses profissionais. Estar em dia com a legislação sanitária é ter controle das rotinas de limpeza de todo o ambiente além da higienização dos veículos especiais que realizam o transporte dos medicamentes.

É importante ressaltar que não apenas o farmacêutico, mas todos os profissionais que fazem parte da equipe de prevenção devem receber o devido treinamento, pois um complementa o outro, desta forma, diminuindo as chances de possíveis erros.

 

Cuidados para o transporte de medicamentos

Para não prejudicar a eficiência dos produtos transportados, é importante utilizar os veículos e as embalagens corretas. Lembrando que expor medicamentos em ambientes inadequados, é colocar em risco a vida de pessoas que dependem da eficácia desses produtos.

Os cuidados neste sentido, envolve a temperatura do local, umidade, incidência solar, qualidade dos equipamentos utilizados e as embalagens no transporte de medicamentos, produtos farmacêuticos ou farmoquímicos, é preciso entender que cada um possui uma embalagem específica, térmica ou de proteção para itens frágeis.

Todas as orientações podem ser encontradas nos textos oficiais que citamos acima, mas possuindo um profissional farmacêutico, você garante todos esses cuidados sem se preocupar. Evite complicações.

 

Planejamento de rotas e rastreamento de carga

No caso dos veículos, a parte mecânica é de suma importância para garantir o bom funcionamento dos equipamentos, lembrando que a manutenção preventiva também diminui a poluição ambiental no trânsito.

Planejar a rota é um cuidado importante, pois selecionar um trajeto mais seguro ou alternativo, garante a segurança do motorista e da mercadoria, evitando possíveis acidentes ou assaltos. Considere que cada mercadoria é singular e os procedimentos mudam de acordo com suas necessidades, por exemplo, a capacidade de tempo da refrigeração e sensibilidade, exigindo viagens mais curtas no transporte de medicamentos.

Um diferencial no quesito segurança, é possuir rastreamento de carga. Opte por uma empresa que possua tecnologias avançadas neste sentido, um software de fácil manuseio e esteja sempre atualizado sobre a situação da sua encomenda.

 

Por que contratar a Via Expressa?

Entendemos que a logística para produtos de interesse a saúde tem uma necessidade diferente no que se refere aos cuidados de transporte destes produtos. Por isso, oferecemos soluções customizadas, considerando a estrutura e complexidade de cada cliente.

  • Nosso atendimento é personalizado e nossos serviços são flexíveis, seguindo o desenvolvimento e a estratégia de sua organização.
  • Contamos com Farmacêutica responsável por acompanhar e controlar todos os processos, desde prazos e outras burocracias, para que sejam cumpridos os padrões exigidos pela ANVISA e garantir a eficácia em nossas soluções.
  • Torre de Controle Divisão Farma exclusiva para o completo rastreamento de produtos de interesse à saúde.
  • Fornecemos a troca de gelo nas cargas de produtos perecíveis de 2°C e 8°C quando necessário.
  • Entrega de produtos perecíveis (medicamentos comuns/controle especial) em até 24 horas (consulte sua região).

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade. Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *