Vamos concordar que com o número de pedidos online subiu significativamente no ultimo ano. Com as pessoas forçadas a ficarem em casa, por causa do período de pandemia, as compras precisaram ser quase 100% online.
As empresas passaram a não dar conta de tantos pedidos, precisando então, contatar transportadoras. Os números são visíveis, de acordo com a notícia publicada no Estadão em fevereiro de 2021, o setor de transporte de cargas teve 94.738 novos postos de trabalho, em comparação com o ano de 2020.
Para conseguir atender a tantos pedidos com rapidez e precisão, as transportadoras contam com sistemas para ajudar em diversos processos que compõem sua estrutura. Seria totalmente inviável operar sem esses sistemas, fora o desperdício de tempo, por esse motivo as transportadoras contam com o sistema TMS e ERP.
O QUE É TMS?
Um sistema muito conhecido entre as transportadoras, o TMS em sua tradução, significa Sistema de Gerenciamento de Transporte. Nada mais é, do que um software criado para potencializar o processo do transporte de mercadorias de uma empresa. Permite a facilidade de controlar as operações logísticas das cargas que vem e vão para seu destino.
A IMPORTÂNCIA DO TMS NA LOGÍSTICA
O TMS serve para calcular e planejar processos de distribuição, ou seja, otimizar procedimentos de entregas e geração de documentos. Com esse software, é possível potencializar a produtividade e minimizar erros, impactando positivamente outros setores da empresa. Com a ferramenta, também é possível personalizar o Sistema de Gerenciamento de Transporte, já que é dividida em módulos, podendo atender as necessidades de diferentes empresas. Entre algumas funções, está o planejamento do transporte, cadastro de tarifas ou outros custos do item. Rastrear a carga, para ter o controle do embarque, coleta e entrega, entre outras funções.
Apesar do TMS atender as expectativas, o software é destinado apenas para a gestão do transporte. Para obter melhor controle logístico, deve-se atrelar o TMS à ferramenta ERP.
MAS AFINAL, O QUE É ERP?
Mundialmente conhecido, o Sistema de Gestão Empresarial (ERP), traduzindo para o português, não está presente apenas no setor logístico, mas também no setor financeiro, compras, entre outros.
Quando o ERP trabalha em conjunto com o TMS, a empresa pode ter uma visão geral de tudo que está acontecendo. O objetivo é acompanhar as tarefas, e assim, melhorar os processos, aumentando a produtividade. Ter o controle de produção é extremamente importante para saber quais medidas devem ser tomadas diariamente.
O software possibilita uma gestão financeira eficaz, que impacta diretamente no desenvolvimento empresarial. De acordo com a matéria publicada no portal Contábeis, empresas sem uma gestão financeira eficiente, têm grandes chances de não sobreviver.
Também fazem parte das funções do ERP: gerenciamento de vendas, controle de estoque, integração do negócio, entre outros. Pode ser personalizado, assim como o TMS, dividido em módulos para atender as diferentes demandas.
CONCLUSÕES SOBRE OS SISTEMAS DE GESTÃO EM TRANSPORTADORAS…
Mesmo que estejamos falando sobre sistemas, ainda sim, precisamos de interação humana para que funcionem de forma perfeita. Com isso, podemos dizer que são necessários profissionais capacitados para tal tarefa.
Inicialmente os softwares precisam ser alimentados manualmente, e qualquer erro pode prejudicar os demais setores, comprometendo todo esforço e tempo investido.
A Via Expressa é composta por profissionais que entendem do assunto, desempenhando com precisão, tarefas que envolvem toda a parte de administração e logística de transporte de cargas. Entre em contato para saber mais nos telefones (11) 2632-2729 | 2905-2729, ou via WhatsApp (11) 95127-6821.