(11) 2632-2729 | 2905-2729

Planejamento de rotas x Transporte de Medicamentos

Realizar o transporte de medicamentos exige uma equipe capacitada e processos bem definidos. Por se tratar de produtos frágeis e sensíveis às variações de iluminação, umidade e temperatura, é essencial se atentar aos cuidados no manuseio, armazenamento e envio, para que esses medicamentos cheguem nos estabelecimentos com as suas propriedades preservadas.

Já é possível entender a importância das operações neste setor, pois o bom funcionamento da logística de medicamentos garante a saúde e o bem-estar da população, principalmente em tempos de pandemia.

O transporte de produtos relacionados à saúde possui particularidades, por isso não é feito da mesma maneira que os outros itens. Com padrões já estabelecidos, precisam atender as exigências básicas impostas pela Anvisa, o órgão fiscalizador.

Para facilitar o entendimento, listamos alguns cuidados que precisam ser considerados durante o processo. Confira!

 

Gestão de estoque

Primeiro, é preciso garantir a qualidade dos produtos antes de iniciar as operações no transporte. A logística também é responsável pela armazenagem, portando, possuir uma estrutura adequada para realizar a distribuição correta e assegurar a preservação dos medicamentos é essencial. É necessário considerar as necessidades de cada grupo de medicamentos, que podem exigir temperaturas mais baixas, como é o exemplo das vacinas e insulinas que precisam estar em ambiente entre 2ºC e 8ºC, mas o ideal é manter a refrigeração em temperaturas de até 25ºC, mesmo para os produtos sem exigências de refrigeração.

Caso não tenha os cuidados necessários no momento do armazenamento, considere que isso pode comprometer e prejudicar a eficácia dos medicamentos, colocando em risco a vida de milhares de pessoas.

As orientações são claras: o armazém deve conter câmaras frias, para garantir a temperatura adequada aos produtos. São exemplos:

  • Quimioterápicos.
  • Vacinas;
  • Insulinas;

 

Embalagem

Até em processos mais simples, como a embalagem dos produtos, devem ser feitos por um profissional experiente adequadamente, a fim de evitar avarias e outros problemas. O ideal é que as caixas utilizadas tenham o tamanho certo — evitando que fiquem justas demais (correndo o risco de rasgar) ou grandes demais (podendo causar danos com a movimentação).

Também é preciso atentar para a questão da necessidade de recipientes especiais para determinados itens, como é o caso da utilização de caixas de isopor para manter a temperatura necessária.

 

Veículos adequados

Outro aspecto muito importante é a utilização de veículos adaptados para realizar o envio dos produtos farmacêuticos. Existem casos em que é necessário usar baú refrigerado e outros em que apenas o uso de minicontêineres ou caixas de isopor já é suficiente (em curtas distâncias).

É preciso, também, avaliar as exigências dos clientes, que podem demandar veículos refrigerados pela possibilidade de registrar a variação de temperatura ao longo da viagem e ter uma garantia maior de que os níveis serão mantidos dentro da faixa considerada ideal.

 

Planejamento de rotas

A logística do transporte de medicamentos envolve mais do que a qualidade das embalagens, temperatura ou separação de outros produtos: também é preciso pensar na rota que será executada para enviar os produtos — principalmente quando existe urgência na entrega.

As rotas são definidas com cuidado, com preferência por vias de melhor qualidade para evitar acidentes com o veículo e a carga. O transportador deve ter em mente a possibilidade de congestionamentos em rodovias ou em regiões de mudanças de modal logístico, como por exemplo, aeroportos.

Considerando-se as temperaturas altas de muitas regiões brasileiras, o tempo parado em engarrafamentos pode ser crítico nas operações. Ainda há outros fatores de risco como roubos e assaltos.

Isso se torna um desafio ainda maior considerando a baixa qualidade de muitas rodovias brasileiras.

 

Rastreamento das cargas

O monitoramento do transporte também é crucial para que as operações sejam bem-sucedidas. Ele ajuda a verificar o cumprimento das rotas que foram planejadas e a monitorar os status das entregas. Também é importante para ajudar a garantir que a segurança dos produtos esteja sendo mantida durante todo o percurso. Uma empresa que possui suporte de softwares que auxiliam em ocorrências em tempo real é extremamente importante, aqui na Via Expressa, por exemplo, contamos com a aplicação de mobile onde o motorista coloca a ocorrência no momento da coleta/entrega, desta forma, auxiliando de maneira eficiente nos processos logísticos, além de garantir a segurança do condutor do veículo e da carga.

 

Por que contratar a Via Expressa?

Entendemos que a logística para produtos de interesse a saúde tem uma necessidade diferente no que se refere aos cuidados de transporte destes produtos. Por isso, oferecemos soluções customizadas, considerando a estrutura e complexidade de cada cliente.

Nosso atendimento é personalizado e nossos serviços são flexíveis, seguindo o desenvolvimento e a estratégia de sua organização. Contamos com Farmacêutica responsável por acompanhar e controlar todos os processos, desde prazos e outras burocracias, para que sejam cumpridos os padrões exigidos pela ANVISA e garantir a eficácia em nossas soluções. Torre de Controle Divisão Farma exclusiva para o completo rastreamento de produtos de interesse à saúde. Fornecemos a troca de gelo nas cargas de produtos perecíveis de 2°C e 8°C quando necessário e acondicionamento em ambiente refrigerado quando as cargas estão na Via Expressa, ou retornam por algum motivo. Entregamos produtos perecíveis (medicamentos comuns/controle especial) em até 24 horas (consulte sua região).

 

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade. Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *