(11) 2632-2729 | 2905-2729

Picking e Packing

O picking e o packing são procedimentos indispensáveis para o bom funcionamento das operações de um armazém. Apesar dos protocolos bem alinhados de cada empresa, os tempos mudam e a tecnologia avança, e otimizações são extremamente necessárias, principalmente na logística. A agilidade é um diferencial, por isso, a melhoria dos processos nunca terminam.

Antes, é preciso enfatizar que ambos os processos fazem parte da logística, e acontecem após a conclusão de uma compra. Resumidamente, o processo de picking é a separação dos produtos que serão encaminhados para atender um pedido. Normalmente essa fase se inicia no estoque e, por exigir empenho de várias pessoas e influenciar no tempo de finalização dos processos, o picking é considerado uma das etapas mais críticas e importantes da logística.

Já o packing é o processo de união dos produtos, que anteriormente foram separados durante o processo de picking, sendo assim, consolidando-os em um único SKU, sigla para Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque) de expedição. Neste caso, o processo de packing pode ser utilizado como estratégia de marketing para o negócio. Embalagens são bons exemplos de fidelização de clientes, já falamos sobre a Experiência Unboxing em nossas redes sociais.

São dois termos diferentes, mas estão interligados por desempenharem um bom trabalho quando unidos a uma estratégia bem elaborada. Sua eficiência nos procedimentos é evidente. Confira mais!

 

Picking e Packing no processo logístico

Apesar de serem dois termos conhecidos, principalmente no segmento logístico, suas reais definições ainda geram confusão. Seus impactos e importância são singulares na cadeia. O picking, por exemplo, é o processo de separação e preparação dos produtos para a fase seguinte, o packing.

Nesta primeira etapa ocorre a coleta dos produtos no armazém, isto é, levando em consideração a quantidade solicitada no romaneio ou nota fiscal. No caso de grandes centros de distribuição, a fase pode

envolver o uso de equipamentos que fazem a leitura de código de barras e softwares de alta tecnologia, desta maneira, auxiliando na otimização dos processos, além de uma contagem muito mais precisa e segura. Sem dúvidas, esses equipamentos aumentam a velocidade, a precisão das coletas e reduzem a incidência de erros nesta fase.

O packing é a etapa do empacotamento, claro, considerando a fragilidade e estrutura de cada mercadoria, e sua acomodação nas embalagens para a unitização. Esse processo deve ocorrer em um local próprio e bem demarcado, de preferência próximo ao final da linha onde aconteceu o processo de picking. Desta forma, é possível reduzir o tempo de deslocamento e otimizar a produtividade das pessoas envolvidas. Na fase do embrulho, é necessário estar por dentro da proposta de marketing do cliente, pois a definição do layout, cores, tamanhos e insumos das embalagens, já foram definidas com antecedência.

 

Tipos de Picking

 

Picking por lote

Mais de um SKU (Stock Keep Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque) formam um lote. Nesse tipo, cada operador atende um lote de vários SKUs diferentes.

 

Picking por onda

Cada profissional atende um SKU num intervalo de tempo determinado, o que minimiza o acúmulo de tarefas na expedição.

 

Picking por zona

Cada colaborador atende apenas um tipo de SKU.

 

Picking Discreto

O profissional responsável executa apenas uma operação do início ao fim.

 

Tipos de Packing

Além da fase de acomodação dos produtos, está etapa envolve atividades como a embalagem, organização e proteção do item. O packing tem como principal missão evitar avarias ou a perda do pacote durante as entregas. Confira os tipos de packing:

 

Enchimento solto

Essencial para produtos frágeis, a mercadoria é alocada com materiais soltos, como, por exemplo, espuma, isopor e papel.

 

Envolvimento

O produto é envolvido por embalagens protetoras, como plástico bolha ou embalagem inflável.

 

Calçamento e Escoramento

É um material bastante resistente, e é usado para reforçar a caixa e proteger algumas partes do produto.

 

Revestimentos Moldados

Neste caso, o revestimento é feito sob medida, totalmente personalizado para o perfeito encaixe do produto.

 

Agora que você já sabe tudo sobre picking e packing, conheça alguns motivos para contratar a Via Expressa Soluções Logísticas e fidelize seus clientes!

 

Certificações

Somos certificados pela ISO 9001 que faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, também possuímos todas as autorizações necessárias para atuar no transporte de medicamentos e insumos comuns, saneantes, cosméticos e correlatos. Além disso, contamos com Autorização Especial (AE) da ANVISA para fazer o transporte de produtos de controle especial.

Seguimos a padronização das atividades e dos processos, buscando a excelência em nossos serviços prestados zelando pelo cumprimento da legislação sanitária e profissional, sempre com foco na sua satisfação e das demais partes interessadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *