(11) 2632-2729 | 2905-2729

Outubro Rosa na logística: a importância do cuidado com quem move o Brasil

A logística também é feminina

O setor logístico é conhecido por sua agilidade, precisão e dinamismo. Mas por trás de entregas pontuais, controle de frotas e processos eficientes, estão profissionais que fazem tudo isso acontecer muitas delas, mulheres. E é justamente por isso que o Outubro Rosa também precisa estar presente na logística.

A campanha, criada para promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, é um lembrete importante: cuidar da saúde é uma prioridade, inclusive no ambiente corporativo. Empresas que valorizam suas colaboradoras criam uma cultura mais forte, humana e engajada.

A força feminina nos bastidores e nas estradas

Cada vez mais mulheres ocupam posições estratégicas na cadeia de suprimentos sejam elas motoristas, analistas de logística, líderes operacionais ou gestoras. Segundo dados do SEST SENAT, o número de motoristas mulheres com CNH profissional cresceu 43% nos últimos 5 anos no Brasil.

Reconhecer esse protagonismo é o primeiro passo para transformar o ambiente logístico em um espaço de cuidado, respeito e equidade. E o Outubro Rosa é uma excelente oportunidade para colocar isso em prática.

Prevenção também é compromisso corporativo

Iniciativas de endomarketing no Outubro Rosa vão muito além do uso simbólico da cor rosa. Elas mostram que a empresa se importa com a saúde das pessoas que fazem o negócio acontecer.

Confira algumas ações que podem ser promovidas pelas empresas de logística durante o mês:

  • Palestras e rodas de conversa com profissionais da saúde;
  • Distribuição de materiais informativos sobre prevenção do câncer de mama;
  • Campanhas internas com depoimentos e incentivo ao autocuidado;
  • Facilidade de acesso a exames preventivos, como mamografias.

Essas atitudes reforçam um ambiente de acolhimento e confiança dois fatores fundamentais para retenção de talentos e engajamento de equipes.

Como a Via Expressa apoia a causa

Na Via Expressa, sabemos que logística é feita por pessoas. Por isso, valorizamos quem está na linha de frente todos os dias inclusive quando o assunto é saúde. Em datas como o Outubro Rosa, reforçamos nosso compromisso com o bem-estar dos nossos colaboradores, criando espaços de diálogo e ações de conscientização.

Cuidar da saúde é cuidar da performance. É garantir que cada entrega, cada rota e cada planejamento logístico aconteçam com o apoio de pessoas saudáveis, motivadas e respeitadas.

Conclusão

O Outubro Rosa é mais do que uma campanha: é um lembrete de que a prevenção salva vidas. Na logística, onde o ritmo é intenso e os desafios são constantes, parar para olhar para quem move tudo isso é uma atitude poderosa.

Reconheça, valorize e incentive o cuidado com a saúde das mulheres na sua operação. Porque uma logística de verdade começa com pessoas e pessoas bem cuidadas fazem a diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.