Nesse texto vamos abordar alguns assuntos, como a missão de uma transportadora, transporte de carga com segurança, qualidade e rapidez. Porém muitas vezes, as coisas não acontecem como deveriam… Impedindo a realização de tarefas e objetivos, devidos aos desafios.
Conforme a pesquisa produzida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) indicou que 60,1% das empresas de transporte de cargas sofreram uma queda em sua receita bruta no último ano. Além da crise que nosso país vive, empresas de transporte de carga, estão enfrentando diversos desafios que consequentemente, impedem seu crescimento no mercado. São sobre esses desafios que falaremos durante o texto.
Desafios de uma transportadora
Separamos 5 dos principais desafios do operador logístico. São eles:
- Más condições nas estradas
- Roubo de carga
- Crise econômica
- Defasagem do frete
- Falta de manutenção
Empresas que trabalham com transporte de cargas enfrentam diariamente desafios administrativos e também logísticos. Qualquer tipo de falha na operação pode interferir todo o funcionamento e refletir negativamente para o cliente. Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre cada desafio.
Más condições nas estradas
Esse é um dos principais desafios enfrentados, pois dependemos do investimento do FRETE para melhorar as estradas do país. Caso contrário, desencadeará riscos aos motoristas, cargas e caminhões, aumentando o custo logístico da empresa.
Segundo pesquisa do órgão, 49,6% das rodovias federais e estaduais apresentam problemas, considerando problemas de sinalização esse percentual aumenta para 57,3% – mais da metade.
Com base nesses dados está claro que o crescimento do fluxo de veículos e os investimentos em infraestrutura rodoviária no Brasil são totalmente desproporcionais, afetando diretamente as empresas que fazem dessas estradas a sua base de trabalho.
Roubo de carga
O Brasil está, infelizmente, na 8ª posição do ranking dos países mais perigosos para o transporte de cargas, definido pelo Joint Cargo Committee, onde somos classificados como um país de alto risco.
Esse impacto afeta diretamente o transporte de carga, onde as seguradoras acabam cobrando taxas adicionais, aumentando o preço dos seguros comercializados.
Crise econômica
A falta de investimento no país afeta a infraestrutura, além da escassez de manutenção nas estradas e a instabilidade no valor do frete, ocasionando oscilação nos custos de transporte.
Defasagem do frete
Administrar o frete é um grande desafio para o operador logístico que visa realizar entregas rápidas, seguras e de qualidade. Com as crises econômicas crescendo no Brasil, a defasagem do frete tem sido frequente. A empresa de transporte de cargas precisa lidar com valores de fretes mais baixos que o normal para se tornar competitivo no mercado.
Desta maneira, a empresa precisa encontrar formas para diminuir os custos de produção, para equilibrar o pedido do frete. Mas essa redução de gastos pode impactar negativamente a operação do negócio e gerar prejuízo.
Falta de manutenção
Quem nunca se perdeu nos prazos da realização das manutenções preventivas, principalmente quem trabalha com frota própria? Mas isso em médio ou longo prazo pode causar grandes problemas para a transportadora. A revisão traz mais segurança, aumenta a lucratividade e reduz custos logísticos.
O esquecimento da manutenção preventiva pode causar falhas mecânicas ou até mesmo acidentes graves, que podem acontecer com frequência. É importante gerir e controlar as revisões necessárias, controlando através de relatórios tudo o que foi feito e quando foi realizado, identificando a data prevista para a próxima manutenção.
Conclusão
Neste texto abordamos alguns desafios que uma transportadora pode enfrentar durante o processo. Superar esses desafios é o caminho para conseguir ser competitivo e obter lucro.
Agora que você conhece essas questões, pode se preparar melhor para lidar com cada uma delas da melhor forma ou pode contar com a Via Expressa que atua a mais de 13 anos nesse mercado e que cresce a cada dia. Entre em contato (11) 95127-6821.