Redespacho é quando uma transportadora contrata outra para realizar o serviço de entrega.
Com o e-commerce em alta, as transportadoras estão enfrentando uma drástica demanda de entregas. E para lidar com seus compromissos e operações, o redespacho se torna essencial. Além de ser muito usado, principalmente no Brasil, por ter uma área muito extensa. Visando reduzir o tempo de envio, atingindo suas metas diárias e cumprindo todos os prazos de entrega. Porém, é muito importante lembrar que esse processo deve ser totalmente registrado.
COMO FUNCIONA O REDESPACHO?
Agora que endentemos o que é o redespacho, compreenderemos como ele funciona na prática. Para isso ele necessita de dois elementos para se tornam possível. Exploraremos agora os dois tipos de redespacho:
- REDESPACHADA
É O PARCEIRO contratado, tendo como objetivo a colega da carga indicada. Ela coleta seu pedido e executa a entrega, concluindo o processo. Na prática, supondo que um cliente compre uma roupa em sua loja e-commerce, e sua transportadora não cobre a entrega na cidade em que ele mora.
Então sua operadora responsável (a redespachante), coleta os dados necessários para o pedido, e contrata outra empresa (redespachada), atendendo a região da entrega do consumidor final, garantindo o prazo de entrega preciso.
- REDESPACHANTE
É empresa responsável pela entrega do cliente. Logo, caso haja algum imprevisto ao longo do trajeto para o destino, a redespachante se encarrega de finalizar a entrega.
TIPOS DE REDESPACHO
Além desse redespacho tradicional que explicamos, existes 3 tipos, variando conforme a quantidade de intermediários e envolvidos na entrega.
- REDESPACHO TRADICIONAL
Ocorre quando mais de uma transportadora realiza a entrega do produto, ajudando a expansão das empresas transportadoras a atenderem uma demanda maior de clientes, e novas áreas territoriais.
- REDESPACHO INTERMEDÍARIO
O redespacho intermediário acontece quando uma terceira empresa transportadora entra no processo de entrega. Uma entrega que conta com mais de duas condutoras, por isso o nome “intermediário”.
Dentre todos os tipos, esse é o mais comum, em que as operadoras não cumprem o prazo, não executa o envio ou não atende a região. Sendo assim, um novo operador logístico precisa surgir, como terceira figura, para poder salvar ambas as partes.
A primeira coleta a mercadoria, e percorre um trecho pequeno. Logo após, entra a segunda transportadora, realizando mais um trecho da entrega. E por fim, a terceira transportadora, realiza o carregamento até o destino.
SUBCONTRATAÇÃO
Esse tipo de redespacho, chama-se de terceirização, realizado quando a transportadora não consegue realizar a entrega, com os seus recursos. Logo é preciso contratar uma empresa que percorra o trecho que deseja.
VANTAGENS DO REDESPACHO
Além de ser útil para os negócios, atinge um grande número de clientes, expandindo sua área de atuação. Ele pode ser vantajoso para as empresas, por ser feito de forma integrada ao fluxo logístico da empresa, sendo a solução que faltava para a fidelização dos clientes.
Além disso, separamos 4 benefícios do redespacho:
ENTREGAS MAIS RÁPIDAS: a principal vantagem, é a agilidade e rapidez nas entregas. Quando você terceiriza esse processo para realizar um trecho que está fora do seu alcance, é possível otimizar prazos e a operação.
REDUÇÃO DE CUSTOS: ele contribui para a dedução de custos da empresa que vai contratar, isso por que, a manutenção e preço dos combustíveis, são reduzidos. Pelo fato de dividir o trajeto com outro aliado.
SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: esse tipo de operação, evita o cancelamento de serviços, por falta de alcance local. Dessa maneira, é possível manter uma satisfação dos clientes, podendo gerar interesse em possíveis consumidores.
FORTALECIMENTO DE PARCEIROS: Muitas empresas acham que esse serviço não funciona, considerando a concorrência. Mas é completamente o oposto. Ao usar essa estratégia, é possível criar vínculos com parceiros fiéis que indiquem a sua empresa para um público que eles não atendem.
MAS O REDESPACHO VALE A PENA?
Visando o redespacho e o modelo de entrega, ele beneficia uma empresa a realizar entregas com um leque maior de territorialidade, comprido os prazos, consequentemente aumentando a satisfação dos clientes.
Essa prática já mostrou ser uma ótima opção, que funciona para muitas transportadoras, mas algumas empresas ainda não fazem o uso por achar a execução complexa. Porém, devemos olhar esse método como uma solução e portas abertas para a expansão dos negócios.
Gostou desse conteúdo? Acesse nosso blog e fique por dentro nas estratégias que podem revolucionar sua empresa.