GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE DE CARGAS
Quem trabalha no segmente de transporte, alguma vez já ouviu essa frase, “gerenciamento de risco no transporte”, esse gerenciamento é uma série de medidas de segurança para tornar o transporte de mercadorias mais seguro. Diminuindo ameaças e possíveis danos no setor logístico e enfatizando a organização do transporte.
Esse gerenciamento não é à toa, pois o índice de roubos de carga no Brasil cresce a cada dia ou pode ocorrer danos mecânicos, problemas com a carga, ocasionando atraso nas entregas.
Logo, essa geração de valor é por conta dessas incertezas, que impacta na satisfação de seus clientes/consumidores e empresas.
O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE DE CARGA?
Essa atividade tem seus riscos, e os operadores que buscam manter credibilidade, buscam o gerenciamento de risco, evitando prejuízos. O que se baseia em uma forma inteligente de evitar prejuízo.
É fato que a prevenção de danos é mais eficaz que a manutenção dos veículos, mas nem sempre é possível evitar, por vários motivos que não estão no controle das transportadoras, distribuidoras, indústrias e até e-commerce.
O gerenciamento de risco possibilita que gestores fujam de gastos e ocorrências que prejudiquem a empresa. Assim cumprindo prazos, garantindo a qualidade e entrega do produto.
Exemplo de alguns produtos que necessitam de gerenciamento de risco no seguro de carga:
- Medicamentos;
- Eletroeletrônicos;
- Material de construção;
- Cigarros;
- Pneus;
- Cargas valiosas.
Esse tipo de transporte age administrando toda a movimentação, passando do transporte, distribuição e armazenamento das cargas, se tornando uma forma preventiva.
COMO FUNCIONA O GERENCIAMENTO DE RISCO?
Primeiro, você identifica e reconhece os riscos que pode afetar as empresas e os resultados dela. Existem diversas técnicas para encontrar os verdadeiros riscos do seu projeto, durante essa etapa prepare um registro anotando todos os riscos.
Analise, logo após identificar os riscos e determine a probabilidade de cada um deles, desenvolvendo uma compreensão da natureza do risco, e como pode afetar suas metas. Todas essas informações vão para o registro.
Classifique o risco, você classifica conforme a magnitude, e a combinação da probabilidade de ocorrência. Decida se o risco é aceitável ou urgente, para se tratar.
Trate o risco, também chamado de planejamento de respostas a risco, você avalia seus riscos mais classificados e define um melhor plano para tratar. Seja minimizando ou os riscos negativos ou, resolvendo. Crie estratégias e planos preventivos, além de adicionar medidas de tratamento de riscos mais altos, ou mais grave.
Monitore o risco, aqui você pega o registro do risco e utiliza para monitorar, rastrear e prevenir possíveis riscos.
O QUE É RISCO?
É a incerteza, se você constrói uma estrutura em volta dessa incerteza, você destrói seu projeto. Ao identificar e gerenciar uma lista de riscos, barreiras e surpresas desagradáveis, podem ser reduzidos e oportunidades descobertas.
Esse gerenciamento ajuda a resolver possíveis problemas que ocorrem, porque eles apareceram e como ser resolvido. O resultado é que você minimiza impactos das ameaças do projeto e captura oportunidades que ocorrem.
Sendo um dos principais RISCOS:
- Falta de manutenção dos veículos;
- Roubo de cargas;
- Multas e apreensões de cargas;
- Atraso na entrega;
- Estradas ruins;
- Acidentes.
IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE GESTÃO DE RISCOS
Sem um bom gerenciamento e plano de risco, uma transportadora fica exposta a impossibilidades de localização dos veículos e cargas, a ponto de ter um colapso financeiro diante de roubos de mercadoria, falta de conhecimento sobre o setor de transporte, pode causar multas, e apreensões das cargas e veículos.
Além desses muitos motivos, conduzir veículos com mercadorias valiosas, é muito importante que tenha experiência e certificações, para possuir direitos de acordo com sua categoria.
Todo transporte, é realizado por processos, tanto de quem contrata serviço de frete, quanto de quem realiza. Por isso o gerenciamento de risco deve estar presente na gestão desses dois segmentos, garantindo uma ótima operação.
Conheça nossos serviços de transporte, e obtenha soluções para seus problemas.