(11) 2632-2729 | 2905-2729

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE DE CARGAS

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE DE CARGAS

Quem trabalha no segmente de transporte, alguma vez já ouviu essa frase, “gerenciamento de risco no transporte”, esse gerenciamento é uma série de medidas de segurança para tornar o transporte de mercadorias mais seguro. Diminuindo ameaças e possíveis danos no setor logístico e enfatizando a organização do transporte.

Esse gerenciamento não é à toa, pois o índice de roubos de carga no Brasil cresce a cada dia ou pode ocorrer danos mecânicos, problemas com a carga, ocasionando atraso nas entregas.

Logo, essa geração de valor é por conta dessas incertezas, que impacta na satisfação de seus clientes/consumidores e empresas.

 

O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE DE CARGA?

Essa atividade tem seus riscos, e os operadores que buscam manter credibilidade, buscam o gerenciamento de risco, evitando prejuízos. O que se baseia em uma forma inteligente de evitar prejuízo.

É fato que a prevenção de danos é mais eficaz que a manutenção dos veículos, mas nem sempre é possível evitar, por vários motivos que não estão no controle das transportadoras, distribuidoras, indústrias e até e-commerce.

O gerenciamento de risco possibilita que gestores fujam de gastos e ocorrências que prejudiquem a empresa. Assim cumprindo prazos, garantindo a qualidade e entrega do produto.

Exemplo de alguns produtos que necessitam de gerenciamento de risco no seguro de carga:

  • Medicamentos;
  • Eletroeletrônicos;
  • Material de construção;
  • Cigarros;
  • Pneus;
  • Cargas valiosas.

Esse tipo de transporte age administrando toda a movimentação, passando do transporte, distribuição e armazenamento das cargas, se tornando uma forma preventiva.

 

COMO FUNCIONA O GERENCIAMENTO DE RISCO?

Primeiro, você identifica e reconhece os riscos que pode afetar as empresas e os resultados dela. Existem diversas técnicas para encontrar os verdadeiros riscos do seu projeto, durante essa etapa prepare um registro anotando todos os riscos.

Analise, logo após identificar os riscos e determine a probabilidade de cada um deles, desenvolvendo uma compreensão da natureza do risco, e como pode afetar suas metas. Todas essas informações vão para o registro.

Classifique o risco, você classifica conforme a magnitude, e a combinação da probabilidade de ocorrência. Decida se o risco é aceitável ou urgente, para se tratar.

Trate o risco, também chamado de planejamento de respostas a risco, você avalia seus riscos mais classificados e define um melhor plano para tratar. Seja minimizando ou os riscos negativos ou, resolvendo. Crie estratégias e planos preventivos, além de adicionar medidas de tratamento de riscos mais altos, ou mais grave.

Monitore o risco, aqui você pega o registro do risco e utiliza para monitorar, rastrear e prevenir possíveis riscos.

 

O QUE É RISCO?

É a incerteza, se você constrói uma estrutura em volta dessa incerteza, você destrói seu projeto. Ao identificar e gerenciar uma lista de riscos, barreiras e surpresas desagradáveis, podem ser reduzidos e oportunidades descobertas.

Esse gerenciamento ajuda a resolver possíveis problemas que ocorrem, porque eles apareceram e como ser resolvido. O resultado é que você minimiza impactos das ameaças do projeto e captura oportunidades que ocorrem.

Sendo um dos principais RISCOS:

  • Falta de manutenção dos veículos;
  • Roubo de cargas;
  • Multas e apreensões de cargas;
  • Atraso na entrega;
  • Estradas ruins;
  • Acidentes.

 

IMPORTÂNCIA DE UM PLANO DE GESTÃO DE RISCOS

Sem um bom gerenciamento e plano de risco, uma transportadora fica exposta a impossibilidades de localização dos veículos e cargas, a ponto de ter um colapso financeiro diante de roubos de mercadoria, falta de conhecimento sobre o setor de transporte, pode causar multas, e apreensões das cargas e veículos.

Além desses muitos motivos, conduzir veículos com mercadorias valiosas, é muito importante que tenha experiência e certificações, para possuir direitos de acordo com sua categoria.

Todo transporte, é realizado por processos, tanto de quem contrata serviço de frete, quanto de quem realiza. Por isso o gerenciamento de risco deve estar presente na gestão desses dois segmentos, garantindo uma ótima operação.

Conheça nossos serviços de transporte, e obtenha soluções para seus problemas.