Encontrar a melhor forma de gerir os processos logísticos têm sido o foco das empresas de transporte, visando a otimização e eficiência de cada etapa. O objetivo é cuidar da mercadoria e levá-la ao destino final.
A distribuição logística se resume em um conjunto de processos relacionados com a gestão dos produtos, desde o momento em que sai da produção ou estoque até a entrega final. Quando bem executada, atende aos princípios fundamentais, que são: destino, tempo e lugar.
A partir disso, as empresas passam a se beneficiar com a distribuição logística, aumentando seus lucros e vantagens competitivas. As etapas presentes nesse processo são:
- Armazenagem: o início da distribuição logística começa aqui ou depois que os produtos saem da linha de produção. Nesta etapa é definido, basicamente, como os produtos serão armazenados, de acordo com suas particularidades, como aspectos físicos, tamanho, maior fluxo de saída, embalagem, entre outros. Todos são cadastrados em sistema para controle e gestão do estoque.
- Separação de mercadorias: é sobre a separação dos pedidos recebidos e que depende da etapa anterior para funcionar com fluidez. Se os itens não tiverem sido organizados adequadamente no processo de armazenagem, o momento da separação dos produtos vai virar um caos no estoque.
- Gestão de transporte: fase em que será avaliada a distribuição da mercadoria, ou seja, como será transportada de modo geral. Isso envolve a gestão de riscos e da frota, indicando as melhores rotas para percorrer e qual modal ficará responsável por levar os produtos ao destino, entre eles estão: aquaviário, aéreo, rodoviário, dutoviário e ferroviário. A partir disso, é estabelecido o cálculo dos fretes.
- Verificação e expedição de mercadorias: etapa muito importante e que está diretamente relacionada com a satisfação do cliente. Trata-se da conferência da mercaria, como o tipo e quantidade dos produtos.
- Monitoramento até o destino: aqui a empresa conta com a ajuda da tecnologia para monitorar e se comunicar com os entregadores. O objetivo é encontrar soluções rápidas caso algum imprevisto aconteça com a carga, como extravios, roubos, paradas fora de rota, tombamento, entre outras situações.
Como você viu, o processo de distribuição logística precisa avaliar todos os pontos e ainda prevenir prejuízos às empresas. Lembrando que tudo precisa ser cuidadosamente planejado, pois, o objetivo final é fazer a entrega dentro do prazo e sem danos ao produto. Se algum detalhe sair errado, prejudicará o processo inteiro e claro, como resultado, a empresa terá um cliente insatisfeito por conta do atrasado.