(11) 2632-2729 | 2905-2729

Como otimizar seu trabalho com a gestão de estoque

Sempre que você faz o planejamento de sua empresa, a intenção é alcançar novos e mais vantajosos objetivos, certo? E, é claro, reduzir os custos, através da otimização de processos. Se você já fez esse tipo de ação alguma vez, deve ter concluído que o estoque pode ser o seu maior vilão.

No entanto, ele é o seu maior aliado! A ideia de manter uma parte de seus produtos parados, em stand-by, pode dar a impressão de ter dinheiro estático, mas a verdade é totalmente diferente. Realmente, se você não fizer a gestão de seu estoque, o que você tem em armazenamento pode se tornar peso morto.

Não queremos isso, não é mesmo? Então, veja algumas maneiras de otimizar a gestão de seu estoque e alcançar melhores resultados para o seu trabalho!

 

1.    Trabalhe com empresas parceiras

Gerir estoque pode ser mais complicado do que parece. Além disso, também pode se tornar oneroso demais, o que compromete o faturamento de sua empresa. Então, por que não considerar a opção de terceirizar o armazenamento e utilizar um serviço logístico integrado?

Empresas, como a Via Expressa, por exemplo, são especialistas na gestão de estoques. Eles trabalham com softwares modernos, além de possuir mão de obra especialmente treinada para os processos logísticos.

Experimente solicitar um orçamento. Empresas terceirizadas costumam oferecer preços excelentes e ótimas condições para o seu desenvolvimento logístico. Assim, além de tudo, você consegue reduzir despesas e maximizar lucros.

 

2.    Calcule o giro e alimente seu estoque corretamente

O fornecedor está com uma promoção imperdível, mas é de um produto que você não tem tanto giro. O que faz? Compra e estoca ou abre mão da oportunidade? Tudo é uma questão de análise: se o produto não gira, por que comprar em quantidade grande?

Ter um controle eficiente de estoque, com entradas e saídas muito bem delimitadas, te ajuda a ter controle em outras áreas de gestão. Assim, você evita o transtorno de investir muito em algo que não te traz retorno.

Agora, se você, ainda assim, não quiser perder a oportunidade, considere a opção que demos no tópico anterior. Se a vantagem de preço for única, se o produto é interessante para a sua empresa e se você está sem espaço em estoque, recorra à terceirização.

 

3.    Classifique seu armazém

Um dos métodos mais eficientes de fazer gestão de estoque, é utilizando o modelo ABC. Neste modelo, você classifica o seu armazém de uma maneira mais inteligente, separando-o em áreas e identificando as zonas de maior circulação. Assim:

  • Zona A: maior circulação e mais perto da saída. Logo, coloque nela os produtos com maior rotatividade e que precisam de escoamento mais rápido;
  • Zona B: intermediária. Deixe nessa área os produtos com média rotatividade e que não precisam de atuação rápida;
  • Zona C: área onde você deve depositar itens com baixo giro.

Assim, você não terá circulação por todo o armazém. Sem contar que a otimização da separação e despacho se torna mais inteligente. Produtos com mais saída, estão em fácil acesso. Os que têm menos giro, ficam armazenados em locais sem tanta circulação.

Esse modelo também pode ser aplicado para produtos com maior ou menor lucratividade. Apenas lembre-se de considerar qual o nível da rotatividade do mesmo. Quanto mais fácil o acesso aos produtos mais vendidos, mais rápida se torna a sua operação.

 

Entre em contato com a Via Expressa e conheça as nossas soluções para a sua gestão de estoque. Somos especialistas em armazenamento e logística, de modo que temos as melhores opções para te oferecer. Solicite um orçamento sem compromisso e melhore a sua operação agora mesmo!

Para mais informações entre em contato com a Via Expressa através do telefone (11) 2632-2729 | 2905-2729.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *