A partir do século 18, a tecnologia vem evoluindo, se tornando o ponto forte das empresas mais bem sucedidas. Tendo em mente que o recurso que a tecnologia oferece otimiza a gestão de vários processos e produções de uma empresa, entre eles a logística e o transporte.
Mas onde o RFID se encaixa nessa história? No final desse texto, você vai saber qual a importância do RFID para o setor logístico de uma empresa.
O QUE É RFID?
Tecnologia de RFID, é um identificador de alta frequência, ou seja, através dele é possível identificar individualmente cada produto, registrar dados e informações técnicas. Conseguindo rastrear e monitorar o trajeto da mercadoria.
Mas como isso é possível? Uma breve explicação, com o uso sem fio, e contato com ondas de rádio frequência para transmitir dados. Semelhante com código de barras, a marcação dos itens com a etiqueta RFID, permite a visualização para os usuários rastrearem de maneira automática seu produto.
Para ele funcionar é necessário:
- Impressoras;
- Antenas e leitores;
- Etiquetas nos produtos;
- Gestão de gerenciamento através de um sistema.
O que leva a tecnologia a outro patamar é, etiquetas lidas sem linha de visão e, dependendo do leitor de RFID, tendo um alcance de leitura entre alguns centímetros e mais de 20 metros.
ONDE O RFID PODE SER USADO?
Esse sistema de rastreamento abrange desde rastreamento de ativos de TI até rastreamento de têxteis, em detalhes como rastreamento de itens de aluguel.
Segue alguns exemplos que usam essa tecnologia:
- Gestão da cadeia de abastecimento;
- Rastreamento Farmacêutico;
- Rastreamento de estoque;
- Rastreamento de ativos de TI;
- Passaportes;
- Cartões inteligentes;
- Bagagem de avião;
- Rastreamento de arquivo;
- Rastreamento de Item de Trânsito Retornável (RTI);
- Rastreamento de eventos e participantes;
- Controle de acesso;
- Rastreamento de veículos;
- Pedágio;
- Rastreamento de estoque de varejo;
- Acompanhamento Logístico (Gestão de Materiais);
- Sistemas de localização em tempo real.
Um recurso de rastreamento muito usado também é o código de barras, muitas vezes comparado com o RFID. Mas eles possuem algumas diferenças que importam na hora de você escolher qual sistema usar.
DIFERENÇA ENTRE RFID E CÓDIGO DE BARRAS
Qual deles aplicar em meu negócio? O código de barras é uma série de 13 dígitos, dificultando sua leitura comparada ao RFID, pois exige posição próxima e correta, além de precisar de uma aproximação do leitor, por ter uma leitura visual.
Já o RFID tem capacidade de armazenagem e gravação de dados; A leitura não precisa ser frontal, em tese o campo de leitura é um círculo; maior distância de leitura, ou seja, raio de captura pode ser bem maior; leitura em movimento: tanto da tag, quanto da antena (leitora).
Mas será que vale a pena utilizar esse recurso de rastreamento automático na sua empresa? A seguir apresentaremos algumas vantagens e desvantagens da utilização desse sistema.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO RFID
Algo novo sempre vem acompanhado de vantagens e ‘desvantagens’, entre aspas por quê? O que é considerado desvantagem para sua empresa, não é considerada para outra com nicho diferente.
Sendo assim as principais vantagens são:
- Rastreamento de itens em tempo real;
- Controle de mercadorias em estoque;
- Maior confiabilidade;
- Alta velocidade;
- Facilidade de leitura;
- Capacidade de armazenamento.
Contudo, toda tecnologia possui algumas desvantagens:
- Custo elevado;
- Interferência por metais;
- Variações no alcance das antenas
Por ser um recurso muito utilizado em campos diferentes, e sempre com atualizações para melhorias… A pergunta que você deve estar se fazendo…
KFID SE APLICA NA MINHA EMPRESA?
Deve se analisar quais as preferências e objetivos da sua empresa, para escolher um bom recurso de rastreamento. É muito importante fazer testes em matérias e em relação à utilização das etiquetas, compreender o melhor o tipo de gerenciamento das informações e a distância da leitura. Fundamental para escolher qual etiqueta do RFID usar.
Conclui-se por ser uma tecnologia de última geração, com recursos incríveis, ele aumenta a competitividade dos negócios no mercado, e sai na frente aquele que obter mais pontos positivos do que negativos. Se sua empresa se encaixa com os objetivos do KFID, clique aqui e saiba como se destacar no mercado com alto sistema de rastreamento.