(11) 2632-2729 | 2905-2729
Logística reversa é a principal parceira das empresas e da natureza

A logística reversa é a principal parceira das empresas e do meio ambiente

O processo de logística reversa é a principal ferramenta das organizações públicas e privadas para diminuir os impactos ao meio ambiente causado pelo aumento da produção industrial.
Diante desse cenário, criar estratégias que diminuam as consequências criadas por essa cadeia de produção é fundamental. A logística reversa possibilita o aproveitamento consciente dos recursos naturais e dos produtos que já foram produzidos através deles.

Principal conceito da logística reversa

O princípio da logística reversa é permitir que haja processos de acompanhamento de materiais que foram produzidos pelas empresas mesmo após a venda. Garantindo que eles sejam reutilizados ou descartados de forma que não cause danos ao meio ambiente.

Os benefícios do retorno dos materiais para as empresas

Além de conseguir diminuir os gastos com novas embalagens, as empresas que adotam o processo de logística reversa conseguem também valorizarem a imagem institucional da sua marca junto a sociedade.
Com a adoção desses procedimentos em respeito ao meio ambiente, a empresa é certificada com o selo ISO 9001, o qual valida que a empresa segue processos de conscientização das políticas ambientais.
Através dessa certificação, outros grandes negócios poderão surgir, pois, muitas organizações têm procurado nos últimos tempos realizar contratos com empresas que tenham essa qualificação.

Quais são os segmentos de empresas que podem aderir à logística reversa?

Todas as empresas podem integrar a logística reversa ao seu processo logístico. Sendo que, esse processo não atende somente o reuso das embalagens dos produtos para os quais foram criadas, mas também, quando necessário, o direcionamento para empresas de reciclagem que irão produzir novos produtos sem extrair novos recursos naturais.
Veja a lista dos produtos sujeitos à logística reversa segundo a lei 12.305/2010.
• Pilhas e baterias;
• Pneus;
• Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;
• Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
• Produtos eletrônicos e seus componentes;
• Eletrodomésticos
• Resíduos de embalagens de agrotóxicos

Se você está em busca de serviços de logística reversa para sua empresa, a Via Expressa possui o melhor suporte para prestar esse tipo de serviço. Entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento e contribua com a modernização da sua instituição e ajude na conservação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *